29/12/2011

O Cofre do Dr. Rui - Tom Cardoso


(Editora Civilização Brasileira| 2011 | 176 páginas | 24,90 reais)

Por Rudá Ricci - Blog

Acabo de ler o livro “O COFRE DO DR. RUI”, de Tom Cardoso, publicado em agosto deste ano pela Civilização Brasileira. São possíveis duas análises distintas sobre o livro. De um lado, um claro oportunismo editorial. Tanto que na capa aparece a famosa foto de Dilma Rousseff quando fichada no DOPS. O autor escreve de maneira didática e instigante. Do outro lado, uma capacidade literária de retratar com maestria um único ato. O livro é muito interessante. Trata do roubo do cofre do ex-governador de São Paulo Adhemar de Barros pela VAR-Palmares. O cofre continha 2,5 milhões de dólares da "caixinha do Adhemar", o Caixa 2 do homem que "roubava, mas fazia".

A história é ainda mais surpreendente porque o cofre foi delatado por Gustavo, filho da dona da casa em que se encontrava o tesouro, uma mansão situada em

26/12/2011

Conversas com Scorsese - Richard Schickel


(Editora Casac Naify| 2011 | 520 páginas |74,90 reais)

No livro, Martin Scorsese fala sobre filmes como 'Taxi Driver', 'Touro indomável', 'Os infiltrados' e 'Ilha do medo', sobre narrativa, filmagem e direção, atores, música e montagem. A amizade com o autor Richard Schickel, faz com que surja das conversas reflexões sobre medos, obsessões e fracassos.

Na obra, Scorsese relembra sua infância em Little Italy, a convivência com os pais e com mafiosos; fala sobre seus questionamentos religiosos; mostra a angústia e atribulações que enfrentou na realização de 'Gangues de Nova York' e 'Ilha do medo' e apresenta informações sobre suas produções, confessando o quanto há de autobiográfico em seus filmes.

23/12/2011

A Ciência e Campo Akáshico - Ervin Laszlo


(Editora Cultrix| 2008 | 192 páginas |?? reais)

Místicos e sábios têm sustentado, desde há muito tempo, que existe um campo cósmico que interliga tudo nas raízes da realidade e que conserva e transmite informação, um campo conhecido como registro akáshico.

Ele mantém o registro de tudo o que já aconteceu na Terra e no cosmos e o relaciona a tudo o que ainda irá acontecer. Em 'A Ciência e o Campo Akáshico', o filósofo e cientista Ervin Laszlo transmite ao leitor o elemento essencial desse campo de informação.

A partir do mundo da ciência, ele confirma as intuições mais profundas que se tem a respeito da unicidade da criação numa teoria integral de tudo.

Adoro Problemas - Michael Moore


(Editora Lua de Papel| 2011 | 352 páginas |29,90 reais)

Neste livro, Moore conta episódios de sua infância e juventude antes de ter se tornado documentarista. Ao longo das 24 histórias que ele compartilha, é apresentado ao leitor o que se passou na vida e na cabeça do jovem Moore e os passos que o levaram a se tornar um profissional. As histórias mantêm o mesmo tom de humor e cunho político vistos em seus documentários.

Michael Moore é o autor dos best-sellers mundiais 'Cara, cadê o meu país?' e 'Stupid White Men – Uma nação de idiotas', que já vendeu mais de 100 mil livros no Brasil e recebeu prêmio British Book of the Year em 2003. O Moore cineasta conquistou o Oscar de melhor documentário pelo filme 'Tiros em Columbine' (2002) e foi vencedor da Palma de Ouro em Cannes com 'Fahrenheit 11 de setembro' – o documentário de maior bilheteria de todos os tempos na história do cinema (o segundo da lista é 'Tiros em Columbine').

Dirigiu ainda os (já) clássicos 'Roger & Eu' e 'The Big One', e recebeu o Emmy pelo programa de televisão TV Nation. O autor gosta de acrescentar no seu currículo que já foi escoteiro, seminarista e a primeira pessoa com 18 anos a ser eleita para um cargo público.

22/12/2011

Grande Livro dos Ingredientes - vários autores

(Editora Publifolha|2011|530 páginas|99,90 reais)

Este livro apresenta mais de 2500 fotos de ingredientes de todas as partes do mundo, desde os mais facilmente encontrados até aqueles considerados mais específicos e exóticos. A obra descreve e caracteriza variedades regionais e espécies similares, traz informações para escolher, servir e conservar cada alimento, assim como técnicas de preparo e mais de 200 receitas.

1001 vinhos para beber antes de morrer - Hugh Johnson e Neil Beckett

(Editora Sextante|2011|960 páginas|59,90 reais)

Este livro reúne 1001 resenhas sobre os vinhos produzidos em todas as regiões do mundo, apresentando a história e as curiosidades escondidas por trás dos rótulos. Ilustrada com fotos de garrafas, rótulos e vinhedos, a obra traz indicações, explicações sobre o que faz com que os vinhos sejam especiais, referências de preço e sugestões sobre a época ideal para consumi-los.

21/12/2011

Identidade Roubada - Chevy Stevens


(Editora Arqueiro| 2011 | 256 páginas |26,90 reais)

Era para ser um dia como outro qualquer na vida de Annie O´Sullivan. A corretora de imóveis levanta da cama com três objetivos: vender uma casa, fazer as pazes com a mãe e não se atrasar para o jantar com o namorado.

Naquele domingo, aparecem poucas pessoas interessadas em visitar o imóvel. Quando Annie está prestes a ir embora, uma van estaciona diante da casa e um homem sorridente vem em sua direção. A corretora tem certeza de que será seu dia de sorte. Mas o inferno está apenas começando.

Sequestrada por um psicopata, Annie fica presa durante um ano inteiro em um chalé nas montanhas, onde vive um pesadelo que deixará marcas profundas.

Construído de maneira extremamente original, Identidade Roubada é o relato visceral que Annie faz à sua terapeuta dos 365 dias em que ficou à mercê do homem a quem chamava de Maníaco.

As memórias que vêm à luz ao longo de 26 sessões de análise são intercaladas com a história de sua vida desde que conseguiu escapar do chalé: a luta para superar seus medos e se reencontrar, a investigação policial para descobrir a identidade do sequestrador e a sensação perturbadora

11/12/2011

O Grande Sedutor - Edson Nery da Fonseca

(Editora Cassará|2011|724 páginas|90,00 reais)

Esta é uma obra interpretativa sobre os textos de Gilberto Freyre que oferece uma visão não só sobre o pensamento dele, mas sobre sua vida pessoal também. Nos 135 textos que compõem a coletânea de artigos e ensaios, Nery da Fonseca apresenta a gênese do pensamento de Gilberto Freyre, tentando identificar os intelectuais e artistas, das mais variadas correntes, com os quais Freyre dialogou ao longo da vida e conta casos e detalhes considerados curiosos. Além disso, sintetiza os traços principais, mas também lança novos olhares e assinala aspectos pouco ou nada conhecidos sobre o pensamento do autor de Casa-Grande & Senzala.

O Grande Sedutor  é o resultado de mais de sessenta anos de estudo e pesquisa e oferece uma visão única e íntima não só sobre o pensamento de Freyre, mas sobre sua vida pessoal também. O amigo e autor Edson Nery da Fonseca é um dos pioneiros da biblioteconomia no Brasil, professor emérito da UnB e considerado o maior especialista da obra freyriana, ou gilbertólogo do mundo .

10/12/2011

A Privataria Tucana - Amaury Ribeiro Jr.


(Editora Geração| 2011 | 344 páginas |27,90 reais)

Prepare-se, leitor, porque este, infelizmente, não é um livro qualquer. A "PRIVATARIA TUCANA" nos traz, de maneira chocante e até decepcionante, a dura realidade dos bastidores da política e do empresariado brasileiro, em conluio para roubar dinheiro público. Faz uma denúncia vigorosa do que foi a chamada Era das Privatizações, instaurada pelo governo de Fernando Henrique Cardoso e por seu então Ministro do Planejamento, José Serra. Nomes imprevistos, até agora blindados pela aura da honestidade, surgirão manchados pela imprevista descoberta de seus malfeitos.

Amaury Ribeiro Jr. faz um trabalho investigativo que começa de maneira assustadora, quando leva um tiro ao fazer reportagem sobre o narcotráfico e assassinato de adolescentes, na periferia de Brasília. Depois do trauma sofrido, refugia-se em Minas e começa a investigar uma rede de espionagem estimulada pelo ex-governador paulista José Serra, para desacreditar seu rival no PSDB, o ex-governador mineiro Aécio Neves. Ao puxar o fio da meada, mergulha num novelo de proporções espantosas. 

100 grandes Chefs contemporâneos - Vários autores


(Editora Senac SP| 2010 | 440 páginas |120 reais)

Pesquisa que apresentou os 100 mais importantes chefs contemporâneos, selecionados por 10 mestres reconhecidos - Ferran Adrià, Mario Batali, Shannon Bennett, Alain Ducasse, Fergus Henderson, Yoshiro Murata, Gordon Ramsay, René Redzepi, Alice Waters e Jacky Yu.

De Cingapura a Nova York, de Estocolmo a Londres, de Hong Kong a Paris, os chefs selecionados apresentam receitas consideradas inovadoras e deliciosas, levando a arte culinária às alturas, seja experimentando novos ingredientes e combinações corajosas, seja produzindo pratos tradicionais, simples, com ingredientes frescos, locais.

09/12/2011

Clarice na cabeceira - Clarice Lispector (organizado por José Castello)

(Editora Rocco|2011|272 páginas|35,00 reais)

Considerada pela crítica brasileira e estrangeira como uma das maiores escritoras do século XX, Clarice Lispector criou histórias densas, protagonizadas por personagens que são ao mesmo tempo fortes e repletos de fragilidades. Clarice na cabeceira – Romances reúne não apenas fragmentos dessas obras, mas histórias que revelam a busca, como a autora mesma dizia, pelo que está "atrás de detrás do pensamento".

Seguindo a linha dos sucessos Clarice na cabeceira – Contos e Clarice na cabeceira – Crônicas, em que diferentes personalidades apresentam seus textos favoritos da autora, a nova seleção traz o olhar ao mesmo tempo especializado e sensível do jornalista José Castello, organizador da coletânea, e funciona como porta de entrada para a obra de Clarice, assim como uma oportunidade de tê-la sempre à mão.

O Banquete - Platão

( L&PM Editores|2009|176 páginas|12,00 reais)

Toda a obra filosófica de Platão, que até hoje embasa a filosofia moderna, é baseada em seus célebres diálogos, que reproduzem de forma dinâmica o embate filosófico grego. Neste que é um dos mais importantes textos do autor, Sócrates e alguns amigos se reúnem em casa da Agáton para um jantar. Após a ceia, um dos convivas propõe que todos teçam elogios ao amor, em discursos. É nesse diálogo que se menciona o mito de Andrógino, o ser perfeito que era macho e fêmea ao mesmo tempo. Em virtude de sua ambição desmedida, foi dividido pelos deuses. É por isso que  andamos hoje à procura da metade que nos complete, de modo a voltar a fundir nossa alma em um único ser.
(Editora Nilobook|2011|128 páginas|22,90 reais)

O livro A trajetória de uma mãe especial  revela a emocionante história de Antônia Yamashita, traçada a partir de momentos intensos de alegrias e tristezas, que foram por ela bravamente enfrentados para defender a vida de Lucas, uma criança especial, desenganada por preconceito, falta de informação e descaso social.

O livro de 126 páginas, traz um relato bastante interessante, não apenas pelas informações a respeito do tema, mas também pela oportunidade que oferece de esperança e entusiasmo ao se conhecer a voz do coração de uma mulher corajosa, que revela detalhes nem sempre expostos com naturalidade e emoção por tantos que passam pelas mesmas situações e dificuldades, sentindo-se desamparados, sozinhos, num país que reúne mais de 24 milhões de pessoas com deficiência.

08/12/2011

A Depressão quase me matou - Carlos Palma


(Hugin Editores | 2000 | 90 páginas |?? reais)

"Este livro é dedicado a todos aqueles que neste momento sofrem em silêncio, vítimas das várias disfunções psíquicas mencionadas neste livro". Esta é a dedicatória do segundo livro de Carlos Palma, apresentado na contracapa como "o único ex-doente em Portugal a escrever um livro sobre a sua experiência com esta e outras doenças do foro psíquico”.

Depois de "Agorafobia, Depressão, Pânico, Doença Bipolar - Testemunho de um doente", vem o complemento" feito, como diz o autor, "não só a pensar nas pessoas que sofrem destas disfunções psíquicas, mas principalmente em todos aqueles que mais de perto com elas convivem".

O que distingue este livro de outros sobre a mesma temática é o fato de ter sido escrito pelo próprio protagonista, que chama a si a responsabilidade de transmitir os fatos que permitem o conhecimento e a partilha com todos os que sofrem da mesma doença. Tudo através de uma linguagem simples.

07/12/2011

E foram todos para Paris - Sérgio Augusto


(Editora Casa Da Palavra | 2011 | 90 páginas |32 reais)

Em 'E foram todos para Paris - um guia de viagem nas pegadas de Hemingway, Fitzgerald & cia' o jornalista Sérgio Augusto apresenta ao leitor a cidade-luz dos anos 1920 onde a cultura, a arte, a arquitetura e a liberdade eram o cenário de artistas que moravam na capital francesa, como Ernest Hemingway, Picasso, Zelda e Scott Fitzgerald, Kiki e Josephine Baker.

O livro pretende retratar com nostalgia um passado onde a festa parecia não ter fim. Sérgio levantou endereços, montou mapas e itinerários, e saiu em busca de um tempo perdido, com sua Canon analógica e um caderno de notas.

05/12/2011

Um Dia - David Nichollis


(Editora Intrínseca | 2011 | 416 páginas |24,90)

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes.

Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dexter e Emma levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter.

Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia - 15 de julho.

04/12/2011

On the road (manuscrito original) - Jack Kerouac


(L & PM Editores|2011|464 folhas|19,90)

Em 1947, Jack Kerouac começou a pensar no romance que viria a ser 'On the Road'. Nos três anos seguintes, ele cruzou os Estados Unidos na companhia de Neal Cassady e de outros amigos. Essas viagens se tornaram a experiência formadora de Kerouac e o material bruto que seria utilizado na sua obra. Nesses três anos, o aspirante a escritor encheu diários e cadernos com anotações e esboços nos quais experimentava possíveis protagonistas e situações ficcionais.

Esta versão apresenta o texto do manuscrito original de 1951. Este volume traz também quatro ensaios críticos que abordam o universo do autor. Cunnell retraça a história do manuscrito e sua transformação em texto publicado; Penny Vlagopoulos coloca o romance em seu contexto político e histórico; George Mouratidis discute a busca pela verdade e pela vida presente no romance; e Joshua Kupetz analisa a técnica narrativa de Kerouac.

A Solidão dos Moribundos - Norbert Elias

(Editora Zahar|2001|112 folhas|32,00)

A morte é um tabu enraizado nas sociedades ocidentais avançadas, e lidar com ela — e com os moribundos — representa dificuldades extremas para muitas pessoas. Este contundente ensaio de Elias analisa a morte e o ato de morrer e, mais importante, a reação dos vivos diante dessa realidade. Evitando o jargão filosófico, o autor aponta a grande contradição de nossa época: a morte tornou-se mais asséptica, mas a solidão dos moribundos aumentou.

Os vivos não conseguem demonstrar-lhes afeto justamente quando este se faz mais necessário. Ao buscar entender o sentido da morte — e o sentimento que ela provoca —, Norbert Elias enriquece a discussão dos processos civilizadores e das bases de nossa sociedade.

Travessuras da menina má - Mario Vargas Llosa

(Editora Ponto de Leitura|400 folhas|22,90 reais)

A história começa no Peru, é contada por Ricardo, um menino (até então) que tem poucas ambições na vida e nutre uma paixão por Lily, uma garota muito atrevida, esperta e ambiciosa, que mora no mesmo bairro que ele. Cada capítulo conhecemos um pouco mais de Ricardo, vemos as suas transformações de menino para homem e sua realização profissional: o trabalho como tradutor para a UNESCO e sua residência em Paris. A chilena, a Lily, a guerrilheira, a mulher de homens poderosos vai aparecendo e desaparecendo da vida dele a cada capítulo, transformando a vida monótona de

03/12/2011

A Física da Alma - Amit Goswami


(Editora Aleph | 2008 | 316 páginas |46 reais)

Amit Goswami emprega os fundamentos da física quântica para explicar e provar cientificamente conceitos místicos como imortalidade, reencarnação e pós vida. Por meio de um trabalho cientificamente fundamentado e, ao mesmo tempo, de leitura compreensível, o pesquisador indiano promete revolucionar os principais conceitos da medicina, da física e da filosofia. Ao reunir ciência, espiritualidade e consciência, mostra-nos como esses elementos são não apenas compatíveis, mas fornecem o suporte essencial um ao outro.

Amit Goswami, importante físico da atualidade, é conferencista, pesquisador e professor titular no Instituto de Ciências Teoréticas da Universidade de Oregon, é Ph.D. em física nuclear. Nascido na Índia, filho de um guru hinduísta, Goswami alia em seu trabalho o conhecimento das tradições místicas com seu