31/03/2012

A Noite tem Razão, de Célia Labanca (Recife-PE)



A NOITE TEM RAZÃO - Uma História Real Quilombola 
CÉLIA LABANCA
O terceiro romance de Célia Labanca – "A NOITE TEM RAZÃO - Uma História Real Quilombola" será lançado no Atelier da pintora ANA VELOSO, à Rua Jeremias Bastos, 266, Pina, a partir das 19 horas do dia 10 de abril. Mais um dos seus títulos pela Editora Bagaço.
O título do livro aponta para o que conta a autora. Um romance real, no sentido fidedigno da palavra, que no caso, pouco tem a ver com a realidade, mas com a majestade dos valores e ações morais, intelectuais e ideológicos de sua personagem principal: Ana. Uma negra. Resistente. Nascida e criada num dos Quilombos do Nordeste, com poderia ter sido em qual outro do Brasil a fora.

15/03/2012

Jogo Sujo - Andrew Jennings

(Editora Panda Books|2011|352 páginas|49,90 reais)

Neste livro, o autor pretende revelar as histórias consideradas 'secretas' sobre a FIFA. Jennings pesquisou nas Américas, África, Ásia e Europa, descobrindo possíveis provas condenatórias e práticas comerciais consideradas questionáveis.

“Repórteres investigativos nem sempre vivem para ver os caras malvados receberem a merecida punição, mas o mundo inteiro assistiu ao desmantelamento da corrupção olímpica em 1998, quando o Senado dos Estados Unidos investigou o escândalo e fui convidado a depor como testemunha em Washington. Eu podia ter parado por aí. Mas foi então que recebi um telefonema de Colin Gibson, editor de esportes do Daily Mail, pedindo que eu desse uma olhada nas pessoas que comandam o futebol internacional. ‘Ah, Colin, pare com
isso. O futebol é coisa graúda. Eu levaria anos para descobrir o que acontece dentro da Fifa.’ Levei anos. As coisas que descobri são tão

12/03/2012

Os Ditadores - Richard Ovey

(Editora José Olímpio|2009|840 páginas|89 reais)

Pela primeira vez uma análise profunda dos dois regimes e das suas populações. Richard Overy tenta responder a algumas questões. Como foram possíveis essas ditaduras? Como funcionaram? Qual era o laço que unia de modo tão poderoso o ditador e o seu povo? Overy apresenta um relato vivido e notável referente às diferentes maneiras como Stalin e Hitler chegaram ao poder, e abusaram e dominaram os seus respectivos povos. "Os Ditadores" é uma arrepiante análise do poder corrompido pela vaidade de homens ambiciosos e sem escrúpulos.

Os imperfeccionistas - Tom Rachman

(Editora Record|2012|384 páginas| 42,90 reais)

Em “Os imperfeccionistas”, o ex-jornalista inglês Tom Rachman escreve sobre um assunto que conhece bem: o dia a dia de um jornal e o cotidiano de alguns  de seus chefes e redatores. Cada capítulo traz como título uma manchete ridícula e centra-se em tipos como um correspondente estrangeiro que inventa uma notícia e obtuarista que não suporta mais falar dos mortos. Paralelamente, a trajetória do veículo em decadência diante das novas tecnologias serve de pano de fundo. Rachman trata desses bastidores com humor e astúcia, o que fez do livro um dos melhores de 2011 no Exterior. ( Revista Isto É)

Conversas com Albet Speer - Joachim Fest

(Editora Nova Fronteira| 2012|218 páginas|49,90 reais)

Albert Speer foi uma figura considerada enigmática na Alemanha Nazista. Conhecido como o 'bom nazista', Speer foi arquiteto-chefe e ministro do Armamento do Terceiro Reich, além de ter sido confidente de Hitler e um dos poucos nazistas a escapar da condenação à morte em Nuremberg.  Mas o mistério pairava nessa relação com o führer e com o regime - ele se caracterizava como apolítico e considerava o antissemitismo de Hitler uma anomalia. Nestas conversas com Speer, o autor procura traçar o perfil e, também, um documento da história.

Em 1966, Albert Speer, após 20 anos de prisão, resolveu publicar suas memórias e convidou Joachim Fest( 1926-2006) . O livro é o relato detalhado desses encontros. Apesar de consistir numa espécie de making of de outros livros, Conversas causou enorme polêmica. Seu