24/11/2014

Pedro e os Lobos - João Roberto Laque

Ava Editorial  / 2014 / 638 páginas / 51 reais

Comecei a ler este livro durante as eleições e percebi que há uma semelhança entre o periodo que antecedeu ao golpe de 64 e o momento politico atual no tocante às manifestações que pedem uma intervenção militar com o envolvimento da midia. Fica patente a importância da internet em mostrar o outro lado da notícia, o que não foi possível naquela época.

Os Anos de Chumbo narrado de uma forma simples e vibrante

Está chegando às livrarias de todo o país Pedro e os Lobos – Os Anos de Chumbo na trajetória de um guerrilheiro urbano, livro indispensável para quem quer entender esse conturbado período da história recente do Brasil.

Em suas 640 páginas o jornalista paulistano João Roberto Laque narra a vida de Pedro Lobo de Oliveira ao mesmo tempo em que discorre sobre as ações armadas, prisões, torturas e todas as nuances políticas que marcaram o regime militar instalado no Brasil a partir de 1964.
A história do Pedro, por si só, já é fascinante, uma vez que de boia fria ele passa a servente de pedreiro e metalúrgico até ingressar na Força Pública, hoje Polícia Militar. Expulso da corporação por força do AI-5 em maio de 64, o então sargento Lobo funda a Vanguarda Popular Revolucionária – que vai abrigar o capitão Carlos Lamarca - e se torna um dos mais ativos guerrilheiros urbanos da época.
Preso no início de 69, Pedro é barbaramente torturado até ser banido do país durante o sequestro do embaixador alemão. Depois de passar por Argélia, Cuba, Chile e Argentina, o personagem central de Pedro e os Lobos se instala na Alemanha Oriental, atrás da chamada Cortina de Ferro. Com a anistia, ele volta ao Brasil onde é reintegrado aos quadros da Polícia Militar como se sua vida encerrasse um caprichoso ciclo.
Hoje um pacato capitão PM aposentado, Pedro vive em São José dos Campos, em São Paulo.
João Roberto explica os objetivos dessa obra que ultrapassa os limites de uma biografia tradicional.
“Através da trajetória de vida do Pedro, procurei traçar, numa linguagem simples, o perfil dos conflitos políticos e sociais que marcaram o governo Jânio/Jango, além das agruras da ditadura implantada pelos militares”.
            Pedro e os Lobos é um ótimo livro para quem quiser conhecer a história que não vem nos livros de História: o "outro lado", como dizem os jornalistas. Afinal, nossa juventude tem direito a uma história de herois reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: