13/12/2014

O Enigma de Espinosa - Irvin D. Yalom


Editora Agir / 2013 / 400 páginas / 29,50 reais (Ed.Saraiva)

Quando o jovem Alfred Rosenberg, de 16 anos, é chamado a comparecer à sala do diretor de sua escola devido a suas ideias antissemitas em um discurso apresentado aos alunos, ele é forçado, como punição, a memorizar passagens sobre Espinosa na autobiografia do poeta alemão Goethe. Rosenberg fica chocado ao descobrir que Goethe, seu ídolo, era um grande admirador do filósofo judeu do século XVII Baruch Spinoza. Após se formar, Rosenberg permanece atormentado pelo 'enigma de Espinosa': como poderia o gênio alemão Goethe ter como inspiração um membro de uma raça que Rosenberg considera tão inferior à sua, e a qual ele está determinado a destruir?

O próprio Espinosa estava acostumado a punições. Devido a suas opiniões religiosas heterodoxas, foi excomungado da
comunidade judia de Amsterdã em 1656, com então 24 anos, e banido do único mundo que ele conhecia. Embora tenha tido uma vida breve e humilde, vivendo isolado de tudo e de todos, ele é responsável por obras que mudaram o curso da história. 

Ao longo dos anos, Rosenberg tornou-se um franco defensor da ideologia nazista, um servo fiel de Hitler e o principal autor da política racial do III Reich. Mas sua obsessão por Espinosa permaneceu. Ao imaginar um inesperado encontro entre Espinosa e Rosenberg, o novelista best-seller Irvin D. Yalom explora as idiossincrasias de dois homens separados por trezentos anos. Usando suas habilidades como psiquiatra, ele investiga a intimidade de Espinosa, o filósofo santo e secular, e a de Rosenberg, o cruel assassino em massa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: