26/11/2011

Os Infinitos - John Banville


(Editora Nova Franteira | 2011 | 276 páginas | 32,90 reais)

O renomado matemático Adam Godley está no leito de morte cercado por sua família - o filho Adam, que luta para manter seu casamento com uma bela atriz, a esquisita filha Petra de dezenove anos de idade, a esposa Ursula, cujas relações com os filhos é considerada no mínimo tensa e o jovem namorado de Petra, mais interessado no pai do que na filha durante a visita.

Em torno deles pairam deuses maliciosos e irônicos, entre os quais Zeus, que tomou a forma de um velho e indesejável conhecido, e o onisciente narrador Hermes. Enquanto o velho Adam deixa para trás seus dias no plano terreno, esses seres sobrenaturais começam a causar confusão com consequências por vezes inesperadas.

2 comentários:

  1. este livro me fez chorar...
    E não no bom sentido, como "Oh! Este livro é tão incrível que eu chorei quando acabou." Não, meu sentimento foi mais parecido com: "Este livro nunca vai acabar! Por que ainda estou lendo? Eu odeio a desistir de livros, mas eu não agüento mais."

    E por isso estou escrevendo uma resenha de um livro que eu não podia me forçar a terminar. Eu fiz percorrer várias passagens para chegar a essência da história, e eu li o capítulo final, de modo que eu gostaria de saber o que revelações eu poderia ter perdido. Mas toda a história está tão obscurecida pela explicação e as páginas monótonas de "deus" o pensamento ea descrição que eu não tinha idéia do que estava acontecendo com os personagens e eu me importava menos ainda.

    Eu comecei a perder o interesse no livro, quando senti que o autor estava jogando jogos ridículos de "adivinhar a identidade do narrador," e ainda confundir o leitor (desnecessariamente, devo acrescentar), alternando tempos e vozes com freqüência dentro de parágrafos.

    Banville é inteligente. Mas eu não tenho tempo ou paciência para vasculhar um livro incrivelmente maçante para o que me parece pouco prazer pelo esforço dispendido.
    Eu sou, afinal, um mero mortal, e com todas as referências à brevidade da vida humana neste romance, eu finalmente decidi que, de fato, a vida é curta demais, especialmente para romances frustrantes como este.

    arrependi de ter adquirido esse livro.

    comprei pela descrição feita na revista veja,

    na própria capa tem " o romance sobre o inusitado encontro entre um matematico e os deuses do olimpo", porém quase nada é dito sobre o pensamento "matemático" do personagem... e nem ele se encontra com os deuses do olimpo."

    pensei que seria algo como uma avaliação feita pelo personagem, com suas reflexões sobre vida etc.

    não recomendado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pelo seu comentário e por participar desse blog. Muitos livros postados aqui ainda não foram lidos por mim. Também como você, eu me guio pelas resenhas de livros comentados em revistas.Mas nem sempre eles nos agradam.

      Excluir

Deixe seu comentário: