29/11/2011

Minha Guerra Alheia - Marina Colasanti

(Editora Record|2010|288 folhas|40 reais)

Marina Colansanti  era a “guru” na minha adolescência. Os seus artigos na Revista Nova sobre a mulher, independência, liberdade sexual, foram marcantes .

Este livro contra a trajetória de Marina Colasanti, que começou em 1936 quando as tropas italianas tomaram Addis Abeda, capital da Etiópia. Ex-ator, com gosto pela guerra, Manfredo Colasanti mudou-se com a família para a cidade de Asmara, onde nasceria Marina em 1937. A menina observadora, que mais tarde se tornaria uma escritora da literatura brasileira, guardou na memória as imagens, os cheiros, os sabores e as cores da África - não só de Asmara.

Como já escreveram, “este não é apenas um livro de memórias, é um documento. Marina alia suas lembranças a um intenso trabalho de pesquisa para traçar, através da saga familiar, o retrato de uma época e do conflito que abalou o mundo. Depois de Asmara. A vida na colônia era efervescente: caçadas, corridas de automóveis, festas sob tendas iluminadas por archotes. Mas o sonho seria de curta duração. Com início da Segunda Guerra e a volta para a Itália será necessário enfrentar novos tempos”. (Carta Capital nº673).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: