29/11/2011

Do Que Riem as Pessoas Inteligentes? Uma Pequena Filosofia do Humor - M.Geier

(Editora Record|2011|304 folhas|42,90 reais)

Nesta obra, o autor trata do humor como é visto e discutido pelos filósofos ao longo da história. Busca traçar a trajetória do riso na sociedade ocidental, a fim de esclarecer do que riam os filósofos célebres.

Imaginem se as obras de Platão não tivessem sido preservadas inteiramente e , em seu lugar , chegassem até nós apenas fragmentos de textos ou compilações de segunda mão, como ocorreu ao filósofo Demócrito.
Difícil saber se toda a história da filosofia ocidental seria, então, muito diferente. O fato é que possivelmente resultaria um pouco mais divertida e o riso seria muito mais do que um mero acessório na longa trajetória da cultura ocidental em busca da verdade. Este é o principal argumento do autor, linguista tcheco, que narra como o riso foi expurgado ou exorcizado pelos filósofos notáveis.
Não se tratou tanto de uma condenação, mas de uma espécie de cortina de silêncio iniciada com Platão, cujo veto ao riso atingiu diretamente o legado de Demócrito, chamado de “o filósofo que ri”. (Carta Capital nº 673)

Um comentário:

  1. O riso era condenado.
    Platão considerava parte da vida, necessário.
    Demócrito, aquele que debochava as instituições com o riso.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: