04/12/2011

Travessuras da menina má - Mario Vargas Llosa

(Editora Ponto de Leitura|400 folhas|22,90 reais)

A história começa no Peru, é contada por Ricardo, um menino (até então) que tem poucas ambições na vida e nutre uma paixão por Lily, uma garota muito atrevida, esperta e ambiciosa, que mora no mesmo bairro que ele. Cada capítulo conhecemos um pouco mais de Ricardo, vemos as suas transformações de menino para homem e sua realização profissional: o trabalho como tradutor para a UNESCO e sua residência em Paris. A chilena, a Lily, a guerrilheira, a mulher de homens poderosos vai aparecendo e desaparecendo da vida dele a cada capítulo, transformando a vida monótona de
Ricardo, numa aventura angustiante. A confusão de sentimentos é tão forte que fica difícil saber se o personagem adorado é Ricardo ou a Menina Má. Ele, pelo seu caráter sério e serenidade, ela, por ser aventureira e intensa.

Acompanha também a história informações históricas e políticas do mundo desde os anos 50 até os tempos atuais. De certo forma, cada local onde está a Menina Má é um espelho da sociedade da época: temos as revoluções dos anos 60, as drogas, a cultura hippie, os mafiosos japoneses entre outros cenários que complementam a história entre ela e Ricardo.

O grande clímax acontecesse quando a Menina Má reaparece em Paris com a fisionomia totalmente destruída e com o emocional extremamente abalado devido à sua experiência em Tóquio com um mafioso, um voyer, que fez da Menina Má sua escrava sexual. Ela, no início sente admiração por ele, afinal a Menina Má tenta manter uma frieza inabalável e ela vê em seu amante tudo o que não conseguia ser. Porém, sua passagem pelo Japão acaba muito mal e, mais uma vez, quem a socorre é Ricardo, que continua levando sua vida monótona em Paris e sonhando com a Menina Má. (http://livroecafe.com/2011/10/19/travessuras-da-menina-ma/)

3 comentários:

  1. Estou adorando esse livro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de ler recentemente. No início não me atraiu muito, mas depois não queria mais largar. Quando terminei de ler fiquei com um gostinho de quero mais. Foi o primeiro livro que li de Llosa.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: