11/12/2011

O Grande Sedutor - Edson Nery da Fonseca

(Editora Cassará|2011|724 páginas|90,00 reais)

Esta é uma obra interpretativa sobre os textos de Gilberto Freyre que oferece uma visão não só sobre o pensamento dele, mas sobre sua vida pessoal também. Nos 135 textos que compõem a coletânea de artigos e ensaios, Nery da Fonseca apresenta a gênese do pensamento de Gilberto Freyre, tentando identificar os intelectuais e artistas, das mais variadas correntes, com os quais Freyre dialogou ao longo da vida e conta casos e detalhes considerados curiosos. Além disso, sintetiza os traços principais, mas também lança novos olhares e assinala aspectos pouco ou nada conhecidos sobre o pensamento do autor de Casa-Grande & Senzala.

O Grande Sedutor  é o resultado de mais de sessenta anos de estudo e pesquisa e oferece uma visão única e íntima não só sobre o pensamento de Freyre, mas sobre sua vida pessoal também. O amigo e autor Edson Nery da Fonseca é um dos pioneiros da biblioteconomia no Brasil, professor emérito da UnB e considerado o maior especialista da obra freyriana, ou gilbertólogo do mundo .

“Gilberto Freyre seduzia tanto por suas ideias originais a respeito do Brasil como pelo sabor com que as exprimia; por sua coragem de contestar o racismo e enfrentar ditadores; pelo modo cordial com que nos recebia, nos ouvia e nos orientava” ― o autor explica a razão do título. E de fato, Freyre “seduziu” intelectualmente não somente os discípulos de gerações mais novas, mas igualmente seus contemporâneos, como José Lins do Rego, Manuel Bandeira, Câmara Cascudo e Octávio Tarquínio de Souza, entre tantos outros.

 “A obra de Freyre possui outros grandes intérpretes, porém o traço marcante, que diferencia O Grande Sedutor é que Edson Nery da Fonseca foi íntimo amigo de Gilberto Freyre por mais de quatro décadas” diz Barbara Cassará, editora da nova casa editorial responsável pela obra. “O autor nos conduz à intimidade, aos pequenos e importantes detalhes da pessoa de Gilberto Freyre e do mundo, todo particular, que o sociólogo construiu na sua casa, o mítico Solar de Santo Antonio de Apipucos, onde vida e pensamento se entrelaçavam inseparavelmente.” (http://sobrecapa.wordpress.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: