05/11/2011

A Vida que Vivemos - Patti Davis

(Editora Larousse|2011|240 folhas|29,90 reais)

O livro trata do relacionamento entre mãe e filha, da simbiose que existe entre elas desde o nascimento. Mas pode ser interpretado como uma reflexão sobre os nossos sentimentos, sobre como encaramos o nosso dia a dia com as pessoas. Particularmente a autora pesquisou sobre o relacionamento entre mãe e filha, mas em entrevista ela fala da grandeza de se entender esse sentimento para viver plenamente os outros relacionamentos, com suas imperfeições, com seus atos e baixos, com a irritação que às vezes nos assola, com o riso que corre fácil em nossos lábios quando vivemos o amor sem reservas, sem fronteiras.

Mesmo que nossas mães tenham partido, elas nunca saem de nós.  Nossas mães estão atrás de nós no espelho, seguem nossos passos, dão tapinhas em nossas costas.
Se você examinar o interior de qualquer mulher, descobrirá o que a mãe dela pensava sobre a filha.

A autora entrevistou mulheres famosas -  as atrizes Candice Bergen, Whoopy Goldberg, Angelica Huston, Rosana Arquete e as escritoras Anne Rice e Alice Hoffmann -  e conversou sobre o aprendizado de cada uma me seu relacionamento com a mãe.

Comovente, às vezes chocante, são páginas de lição de amor e compreensão, que podem ser aplicadas a todos os relacionamentos que estabelecemos ao  longo da vida. Patti Davis, ela mesma, filha de famosos – Ronald Reagan e Nancy Reagan – nos mostra que a convivência com o outro nem sempre é fácil. E que não há por que se arrepender. Há que se entregar. E compreender as diferenças. Os ritmos. Os objetivos. Os conceitos.

Para todas nós, mulheres, a mãe é nossa história, nosso elo com o passado, nossa perspectiva de futuro. Sempre nossa confidente, alguém que os quer bem, que nos quer mais e maior, que aceita como somos e se orgulha do que somos.(Revista Filosofia nº 64)

2 comentários:

  1. Oi, Joseane, li sobre esse livro em algum lugar, vim procurar a sinopse e tenho a grata surpresa de ver que vc tb é Duque!!! Podemos ter algum parentesco longínquo, quem sabe???
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Joseane, li sobre esse livro em algum lugar, vim procurar a sinopse e tenho a grata surpresa de ver que vc tb é Duque!!! Podemos ter algum parentesco longínquo, quem sabe???
    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: