05/11/2011

501 crimes mais notórios - Paul Donnelley


[ Editora Larousse do Brasil | 2011 | 544 páginas | R$ 99,00 ]

Assassinatos, de todos os tipos, estampam as páginas do livro "501 Crimes Mais Notórios". Ao mesmo tempo tensa e impactante, a ideia de reunir histórias obscuras, perversas e, sobretudo, reais, fascina e chama a atenção do público que se interessa pelo bizarro comportamento humano e busca entender as razões e circunstâncias de casos quase fantasiosos.

Não é para menos que a literatura e o cinema se baseiam em muitos dos fatos ocorridos para ilustrar o ficcional, como no caso do esquisito homicida Ed Gein. Desde criança, perturbado e maltratado pela mãe (édipo explica?), o assassino colecionava crânios e usava as peles de pessoas para produzir máscaras e enfeites para sua casa. Deste fato, o personagem perseguido no filme "O Silêncio dos Inocentes", apresenta uma dose dessa influência.

Durante os dez capítulos que compõem o livro, o autor Paul Donnelley descreve com precisão todo o cenário e os acontecimentos relacionados aos crimes. São relatos de serial killers, ladrões, massacres, crimes políticos e
de pessoas supostamente comuns, que escondem em suas histórias particulares traumas perturbantes que podem ter desencadeado os motivos dos crimes. Os textos avançam e ainda comentam o que aconteceu e foi feito em cada um dos casos selecionados para a obra.

Um crime notório e que também rendeu um livro de sucesso, é o do jornalista e escritor Truman Capote, "A Sangue Frio". Depois de ler uma nota no jornal sobre um bárbaro assassinato, o escritor conversou por longos meses com os responsáveis sobre o ocorrido, e a partir dos relatos e depoimentos, escreveu a obra que deu origem ao que se conhece como livro-reportagem.

Página web do autor: http://www.pauldonnelley.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: