21/11/2011

Jornal Movimento - Carlos Azevedo,Marina Amaral e Natalia Viana

(Editora Manifesto|2011|336  folhas e um DVD|59,00 reais)

Além de resgatar a história dos seis anos e meio do jornal, que circulou até 1981, o livro traz documentos inéditos descobertos por uma equipe de pesquisadores. A edição ainda traz um DVD contendo os arquivos de todas as 334 edições publicadas, além de cadernos especiais, somando ao total mais de 8.600 páginas.

Periódico da oposição democrática, o Jornal Movimento contou com o apoio de 500 acionistas, entre jornalistas, intelectuais,
estudantes e trabalhadores. Antes de seu lançamento em 1975, uma grande campanha nacional foi responsável por obter recursos de milhares de apoiadores da maioria dos estados.

Além de conviver com a censura prévia em seus três primeiros anos, o jornal utilizou suas páginas para defender a redemocratização, promovendo a campanha pela Assembleia Nacional Constituinte, apoiando a Campanha pela Anistia Ampla e Irrestrita e a candidatura presidencial do general nacionalista Euler Bentes Monteiro. Cobriu ainda as greves e o movimento operário no ABC paulista e em outras regiões. (www.brasildefato.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: