31/03/2012

A Noite tem Razão, de Célia Labanca (Recife-PE)



A NOITE TEM RAZÃO - Uma História Real Quilombola 
CÉLIA LABANCA
O terceiro romance de Célia Labanca – "A NOITE TEM RAZÃO - Uma História Real Quilombola" será lançado no Atelier da pintora ANA VELOSO, à Rua Jeremias Bastos, 266, Pina, a partir das 19 horas do dia 10 de abril. Mais um dos seus títulos pela Editora Bagaço.
O título do livro aponta para o que conta a autora. Um romance real, no sentido fidedigno da palavra, que no caso, pouco tem a ver com a realidade, mas com a majestade dos valores e ações morais, intelectuais e ideológicos de sua personagem principal: Ana. Uma negra. Resistente. Nascida e criada num dos Quilombos do Nordeste, com poderia ter sido em qual outro do Brasil a fora.
Ana sobrevivente das amarras do cotidiano do seu povo, e da sua história, se arvora a pensar, e se seduz por lutar, porque se considera “dona de todas as possibilidades”, e porque “Isto significa que venho de um povo que por séculos é explorado, escravizado, violentado. Nossa trajetória histórica vem de um largo fosso vermelho de sangue vivo de urucum, filhos que somos do sol e da lua, mas que aprendemos a lutar; guerrear contra os estereótipos, contra a “verdade” difundida pela história oficial, e a favor de uma vida que nunca foi superficial, mas ingênua. Ainda, pela conexão do reconhecimento”, como diz ela. 
 O livro é narrado pelo personagem masculino, Ricardo, que valoriza as escolhas, e as bandeiras de Ana, cuja vida é uma ode contra os preconceitos. – Homem branco, nascido e criado na classe média, tornou-se alto executivo de sua própria empresa, e se surpreendeu ao conhecer, numa noite como outra qualquer, uma mulher como Ana, “... transformadora, revolucionária e encorajadora que pensa e fala assim numa mesa de bar. Naturalmente! Onde ela ainda disse que traçou, e traça seus caminhos pela vida”.
Admirado e quase sobressaltado como ficou Ricardo com aquele encontro absolutamente inesperado, refletiu: “com o desconforto que senti, voltei, enquanto isto, a pensar sobre o que vinha experimentando de algum tempo para cá. Andava desconfiado que estivesse iniciando um novo ciclo em minha vida, e que eu passaria por uma grande mudança. Não entendia nada de nada sobre isto, mas intuía que sim, facilitado por tantas vezes ter ouvido falar sobre esta probabilidade nas vidas das pessoas. Talvez por isto, a minha insegurança – ou minha surpresa dela, porque a entendi segura, e forte. Quase estranha. Além de mim”.
Ricardo conta ainda que para ele Ana, que “tinha o nome simples, bonito, quase definitivo, como o considero. Vem do hebraico, e quer dizer cheia de graça. Nomes, e até mesmo os títulos, se fazem deles o que se é capaz de fazer. Mas, Ana era Ana e só”.
No decorrer da amizade, ele descobre que ela se sente responsável pelas quase fábulas vividas por sua bisavó, avó, e mãe. – Histórias de segredo, de aventura, suspense, coragem, e de muito amor, que se transformou em saga, e em lenda a partir de Don’Ana, a bisavó. E que colaboraram para a determinação, ampliada, do que se tornaria a personalidade de Ana, que garantia: “...esta saga é das mulheres de minha família, porque da minha, pessoal, somente a terei completado quando a minha liberdade vir livre o meu povo. Acho que a sociedade brasileira, e, aliás, toda a humanidade, também só será livre, verdadeiramente, com a igualdade racial, e o respeito à diversidade: quando todos nós tivermos orgulho de nossas origens! – Enquanto isto: estarei a escrevê-la. Com calma, sem deixar de fazê-la nem por uma vírgula.”
Este novo romance de Célia Labanca, “A NOITE TEM RAZÃO – Uma História Real Quilombola” aprofunda não só a questão dos afrodescendentes, brasileiros negros moradores dos Quilombos, como, com linguagem sem metáforas, perpassa por caminhos psicológicos e emocionais dos que se assuntam, e se melindram diante das mudanças, e do crescimento existencial; ainda pelos que se confrontam, se perdem, e se acham pelos caminhos da paixão, enfocados, ponto a ponto pelos poetas citados pela autora, como quem adorna os relatos dos fatos históricos.
O Prefácio é de Aneide Santana historiadora, documentalista, e Militante do Movimento Negro em Pernambuco, e que sobre Ana, afirma: “A Ana de Célia é uma transmissora de informações, a voz e os braços de muitos viveres, elementos ou luzes, matriz de um conhecimento tradicional transmitido oralmente que na sua trajetória busca a justiça reparadora para manter a vida. É uma mestiça nascida de etnias marcantes que assume como identidade predominante a carga genética materna de quem tirou a herança cultural que alimenta a sua militância. Afrodescendente como a maioria dos brasileiros o são, mesmo que não tenham conhecimento e, portanto como tal não se reconheçam.”
A capa do livro é uma criação da artista plástica Ana Veloso sobre foto de Marcus Prado. A revisão foi de Norma Baracho. O disco encartado na capa final do livro é um bolero “rasgado” musicado pelo poeta Tarcísio Laureano dos Santos, autor também da última poesia citada.
CURRICULUM/CÉLIA LABANCA
BIBLIOGRAFIA
ROMANCES:
A HISTÓRIA COMUM DE UMA MULHER QUALQUER – da Editora Bagaço, PE. (com Prefácio de Marcos Vinícius Vilaça)
AMINTA – da Editora Bagaço, PE. (com Prefácio de José Ângelo Castelo Branco)
A NOITE TEM RAZÃO – Uma História Real Qilombola. – da Editora Bagaço, PE. (com Prefácio de Aneide Santana). 
ANTOLOGIAS:
TALENTO DELAS – Coordenação Joyce Cavalccante, Presidente da REBRA. Scortecci Editora, SP
CAMINHOS DO CORAÇÃO – Coordenação da Scortecci Editora. Oficina do Livro Editora, SP
TALENTO BRASILEIRO EM PROSA E VERSO – Coordenação Joyce Cavalccante, Presidente da REBRA. Scortecci Editora, SP
PECADOS DE NATAL – Coordenação Joyce Cavalccante, Presidente da REBRA. Scortecci Editora, SP
CEIA DE NATAL E OUTRAS CEIAS – Coordenação das escritoras Laura Areias, e Lourdes Sarmento. Editora Bagaço, PE.
O PLANETA FEITO QUINTAL – Coordenação Lourdes Nicácio, Lúcio Ferreira, e Telma Figueiredo Brilhante. Editora Novo Horizonte, PE.
SHOW DE TALENTOS EM PROSA E VERSO. – Editora Rebra Selo Editorial, SP.
LE GRAND SHOW DES ÉCRIVAINES BRÉSILIENNES – Editora Yvelinedition, França, Paris.
ONDE MORA O SILENCIO DE DEUS E O MEU – Coordenação Tarcísio Laureano dos Santos – Editora Gráfica Rápida, PE.
O INDISCUTÍVEL TALENTO DAS ESCRITORAS BRASILEIRAS – Editora REBRA Selo Editorial, SP.
NOITE FELIZ - Coordenação Tereza Brilhante e Cassio Cavalvanti, Editora Bagaço, PE.
PAISAGENS DA MEMÓRIA - Coordenação Carlos Cavalcanti, Telma Brilhante, e Lourdes Nicácio - Editora Novo Horizonte, PE. 
MAIS:
Tem o título de "Grão Mestre da Ordem dos Guararapes" outorgado pelo Governo do Estado, por serviços prestados à cultura de Pernambuco.
É portadora do "Diploma Literário Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco" outorgado pela Casa da Imprensa, com o apoio da  União de Escritores Brasileiros - UBE.PE, da Rede de Mulheres Rurais da América Latina e do Caribe, do Fórum das Mulheres Advogadas do Mercosul, do Gabinete Português de Leitura, e da Cooperativa das Médicas do Brasil, em 2010.
Tem o livro "Aminta" citada pelo escritor Abdias Moura, membro da Academia Pernambucana de Letras, na  sua obra "O Recife dos Romancistas" da Editora Facform, em 2010, em 16 páginas. E que foi materializado em fotografias para a Revista Continente lançada na VII FIPORTO, em Olinda de 2011.
Tem artigo sobre seu livro "A História Comum de Uma Mulher Qualquer" de autoria do Presidente da Academia Brasileira de Letras, escritor Marcos Vinícios Vilaça, publicado no Jornal de Brasil, em 2006.
Está citada no "Dicionário das Mulheres" escritoras, de autoria de Hilda Agnes Hübner Flores, RS., em 2010.
 celialabanca@hotmail.com
ARTIGOS, CONTOS, TEXTOS E POESIAS:
http://rebra.org/escritora/escritora_ptbr.php?id=1400

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: