04/04/2012

Universo Neoliberal em Desencanto - José Carlos de Assis e Francisco Antonio Doria

(Editora Civilização Brasileira| 224 páginas|34,90 reais)

Este  livro recém-lançado de J. Carlos de Assis e Francisco Antônio Doria, é resultado de uma colaboração entre um economista político e um físico-matemático que resultou num libelo demolidor do neoliberalismo como o responsável maior pela crise financeira mundial que ameaça as próprias bases da civilização. Enquanto o primeiro autor cuidou de desnudar o jogo de interesses por trás da economia política que levou à crise, o segundo se dedicou a demolir os fundamentos matemáticos do neoliberalismo, aí incluídos os fetiches por trás do modelo de metas de inflação, cuja aplicação pelo Banco Central Europeu provavelmente resultará na implosão do euro e da própria União Europeia. O livro de 221 páginas tem o selo da editora 

Civilização Brasileira, com distribuição da Record. Sua principal conclusão matemática é que existem, sim, preços de equilíbrio em mercados competitivos, só que não podem ser calculados: portanto, o modelo de equilíbrio neoclássico não pode ser usado como pressuposto normativo da economia, como faz o neoliberalismo.

A principal conclusão de economia política é que a crise se efetivou a partir de um descolamento da órbita financeira em relação à economia real, que só se sustentou, por enquanto, pela maciça intervenção dos governos para socorrer bancos num processo que significou a transferência de virtuais prejuízos dos especuladores para sacrifícios reais dos contribuintes e da cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: