27/01/2012

História Íntima - Mary del Priore

 (Editora Planeta do Brasil|2011|256 páginas|29,90 reais)

Quando o Brasil era a Terra de Santa Cruz, as mulheres tinham de se enfear e os homens precisavam dormir de lado, nunca de costas, porque 'a concentração de calor na região lombar' podia excitar os órgãos sexuais. E nos momentos a sós - geralmente no meio do mato, e não em casa, porque chave era artigo de luxo e não era possível fechar as portas aos olhares e ouvidos curiosos -, as mulheres levantavam as saias e os homens abaixavam as calças e ceroulas. Casos íntimos são narrados por Mary del Priore.

Em 'Histórias Íntimas', ela procura mostrar como a sexualidade e a noção de intimidade foram mudando ao longo do tempo, influenciadas por questões políticas, econômicas e culturais, e passaram de um assunto a ser evitado a todo custo para um dos mais comentados no mundo contemporâneo.

Trata-se de um estudo sobre o comportamento sexual dos primeiro personagens desta terra, desde quando “ os recém-chegados portugueses se impressionaram com a beleza de nossas índias: pardas, bem dispostas, suas vergonhas tão nuas e com tanta inocência assim descobertas, que não havia nisso desvergonha nenhuma”.

2 comentários:

  1. Oi tudo bem? Olha só que engraçado, entrei no seu blog, devido a resenha do "travessuras da menina má", que ainda estou lendo, mas sempre gosto de ver a opinião das outras pessoas, dai, qual foi meu "susto" ao ver que o plano de fundo do seu blog, é igual ao meu???? Até demorei um pouco para perceber que não estava no meu blog. Enfim, adorei seu blog, virei aqui mais vezes!!! Entra lá no meu e da uma olhada. http://alinedal.wordpress.com
    Bjoo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: