19/09/2011

O Duplo - Fiodor Dostoievski

(Tradução Paulo Bezerra, Editora 34, 256 páginas, 39 reais.)

O primeiro post do blog não é de um lançamento propriamente dito. O livro foi escrito em 1846 pelo escritor mundialmente conhecido Fiodor Dostoievski, autor de títulos consagrados como "Crime e Castigo", " O Idiota", entre outros.

O lançamento é por ser a primeira tradução direta do russo para o português pelo tradutor Paulo Bezerra que estudou língua e literatura russa na Universidade Lomonóssov em Moscou e foi professor de teoria da literatura na UERJ e de língua e literatura russa na USP.
Não é o seu primeiro livro de Dostoievski que verteu diretamente do russo, destacamos as suas traduções premiadas de Crime e Castigo, O idiota, Os demônios e os Irmãos Karamázov.

Segundo romance feito pelo autor, onde já se vislumbra os temas centrais da sua obra ,como a humilhação social que conduz à dissolução psicológica.

O Duplo conta a história de um funcionário público de baixo escalão em São Petersburgo, Golyádkin, que sonha em comparecer à festa de gala que um chefe seu promove. Apesar de não ser convidado, ele se apronta e consegue entrar como penetra depois de ser barrado na porta. Ao fim de uma noite de gafes, ele parece ter sua identidade cindida, pois acaba encontrando o perfeito duplo de si mesmo. Esse outro é totalmente idêntico ao original, com exceção de ser socialmente mais bem-sucedido.
(Fonte: Revista Veja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: