30/09/2011

Feliz Por Nada - Martha Medeiros

( Editora L&PM, 216 folhas, 22 reais)

Não me surpreende o livro de Martha Medeiros compor a lista dos mais vendidos.  A sua forma  de escrever atrai leitores de todos os tipos. É uma delícia e divertido ler as suas crônicas que mais parecem uma conversa em uma cafeteria. Ela consegue traduzir situações do nosso dia a dia de forma direta e simples. Dificilmente conseguimos parar de ler de tão gostosa é a sua leitura. É vapt vupt. E quando terminamos ficamos com a sensação de quero mais.

 “Dentro de um abraço é sempre quente, é sempre seguro. Dentro de um abraço não se ouve o tic-tac dos relógios e, se faltar luz, tanto melhor. Tudo o que você pensa e sofre, dentro de um abraço se dissolve.”  A destacada romancista, cronista e poeta, que já teve obras adaptadas para o cinema, para a tevê e para o teatro, fala aos leitores com a sinceridade de um amigo e materializa as angústias e os anseios da sociedade pós-tudo, que vive acuada sob o grande limitador do tempo.

Nesta coletânea de mais de oitenta crônicas, Martha Medeiros aborda temas muito diversos e ao mesmo tempo muito próximos do leitor. A autora tem o dom para aproximar assuntos por vezes fugidios – como é próprio do cotidiano – de questões universais, como o amor, a família e a amizade, e criar lugares de reconhecimento para o leitor, como ao falar de Deus, dos romances antigos e novos, da mulher, de escritores e cineastas que são imortais, de se perder e se reencontrar, do que a vida oferece e muitas vezes se deixa passar. “Feliz por nada”, afirma Martha Medeiros, é fazer a opção por uma vida conscientemente vivida, mais leve, mas nem por isso menos visceral.(fonte: Livraria Saraiva).

Sobre a autora:
A jornalista Martha Medeiros trabalhou em propaganda e publicidade, mas logo se sentiu frustrada com a carreira. Quando seu marido recebeu uma proposta de trabalho no Chile, decidiu que uma mudança de país seria uma ótima oportunidade para dar um tempo na profissão. Esta estada de nove meses no Chile, na qual passou escrevendo poesia, acabou sendo um divisor de águas na sua vida. Quando voltou para Porto Alegre, começou a escrever crônicas para jornal e, a partir daí, sua carreira literária deslanchou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: