29/09/2011

Geração Y: O nascimento de uma nova versão de líderes - Sidnei Oliveira


(Editora Integrare | 2010 |152 páginas | R$ 38,00)

Entender as novas gerações sempre foi um desafio para qualquer pessoa. O que torna este momento especial é o fato de, pela primeira vez, cinco gerações diferentes conviverem mutuamente, em números significativos, de forma consciente, interferindo e transformando a realidade.

Em Geração Y – O nascimento de uma nova versão de líderes, Sidnei Oliveira expõe suas descobertas trabalhando na preparação e no desenvolvimento de profissionais em liderança e sustentabilidade. O livro é dividido em sete capítulos intitulados: Tudo tem um começo, As gerações, Comportamentos, Limites, Chamando a atenção, Aqui e Agora e Dar um significado. Através destes tópicos, o autor mostra que definir os jovens desta geração em um punhado de características negativas é simplista e incorreto, afinal eles apresentam outras qualidades que são inexistentes ou bem pouco desenvolvidas nas gerações anteriores.

Sidnei mostra que a primeira – e provavelmente mais famosa – característica dos jovens da Geração Y (nascido após a década de 1980) é a de serem multitarefas, ou seja, possuem a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Não raro, destaca o autor, pode-se ver jovens trabalhando no computador escrevendo um trabalho para a escola, enquanto estão conversando com amigos pelo MSN ou ICQ, ouvindo música, fazendo pesquisas no Google e falando ao celular. Enquanto uma pessoa das gerações anteriores – Baby boomer e Geração X – poderiam se perder em meio a tantas ocorrências simultâneas, o jovem da Geração Y executa diversas tarefas com toda espontaneidade e facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: