28/09/2011

O Fim da Religião e o Renascimento da Espiritualidade - Joseph Chilton Pearce


(Editora Cultrix | 2009 | 256 páginas | R$ 32,90)

Estamos acostumados à variedade infinita de comportamentos cruéis e violentos noticiados na mídia, que nos mostra diariamente pessoas sofrendo ou morrendo nas mãos de outras pessoas. A pergunta inevitável é: essa violência e crueldade são próprias da natureza humana? Somos mesmo seres tão bárbaros?

Em O Fim da Religião e o Renascimento da Espiritualidade, Joseph Chilton Pearce, que defendeu o potencial humano ao longo de toda a sua vida, responde com um ‘não’ enfático e convincente. Pearce explica que, em nosso subconsciente, a cultura imprime um campo de força negativo que bloqueia o acesso natural do nosso espírito à natureza autêntica e inata do amor e do altruísmo.

Além disso, ele vê na religião uma força cultural primitiva por trás desse condicionamento negativo. Baseando-se em pesquisas recentes da neurociência, da neurocardiologia, da antropologia cultural e do desenvolvimento cerebral, Pearce mostra que, se permitirmos que a inteligência do coração se manifeste plenamente, poderemos reverter essa perda inconsciente da nossa verdadeira natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: