20/09/2011

Inquisição: o reinado do Medo - Toby Green

(Editora Objetiva | Tradução: Cristina Cavalcanti | 463 páginas | 59 reais)

Todo mundo fala sobre a Inquisição - ou a "Santa Inquisição" -, mas poucos sabem realmente quais foram  suas motivações, objetivos e, muito menos, os estragos que fez, particularmente na Espanha e em Portugal, onde prosperou mais que em outros lugares. Diferente do que imaginamos, a Inquisição foi um período longo da história da humanidade que tinha, como pano de fundo, articulações e armações políticas, sociais e financeiras, além de maldade pura.

Toby Green reuniu meticulosamente ao longo de anos vasto material sobre várias passagens da inquisição. Green é um londrino de 37 anos e estudou filosofia na Universidade de Cambridge. Foi professor, agente literário e jornalista antes de se especializar em História da África ocidental durante o tráfico negreiro transatlântico. Passou a ser biógrafo, autor de críticas literárias e de livros de História, que foram traduzidos para 10 idiomas.

Green mostra alguns aspectos, tais como: fases iniciais da Inquisição na Espanha (1478) e em Portugal (1536); a mais temida instituição do mundo, à época; a Inquisição papal do século XII; a tentativa de impor uma hegemonia monolítica espanhola pelos "reis católicos" Fernando de Aragão e Isabel de Castela; a perseguição a mouros (islâmicos convertidos ao catolicismo), judeus, hindus, luteranos, francomaçons, padres fornicadores, marinheiros sodomitas, bruxas e homossexuais; enriquecimento católico através do confisco de bens dos "hereges" mediante falsas acusações; entre outras nuances, até o seu ocaso nas primeiras décadas do século XIX.

Ótima leitura para quem se interessa pelo assunto, mas advirto que leiam com paciência, pois o livro é grande e tem passagens complexas. Uma vez entendido, o livro deixa-nos uma sensação de que muitos desses resquícios maléficos ainda rondam nossas vidas em pleno século XXI. (Por Carlos Bayma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: