29/12/2011

O Cofre do Dr. Rui - Tom Cardoso


(Editora Civilização Brasileira| 2011 | 176 páginas | 24,90 reais)

Por Rudá Ricci - Blog

Acabo de ler o livro “O COFRE DO DR. RUI”, de Tom Cardoso, publicado em agosto deste ano pela Civilização Brasileira. São possíveis duas análises distintas sobre o livro. De um lado, um claro oportunismo editorial. Tanto que na capa aparece a famosa foto de Dilma Rousseff quando fichada no DOPS. O autor escreve de maneira didática e instigante. Do outro lado, uma capacidade literária de retratar com maestria um único ato. O livro é muito interessante. Trata do roubo do cofre do ex-governador de São Paulo Adhemar de Barros pela VAR-Palmares. O cofre continha 2,5 milhões de dólares da "caixinha do Adhemar", o Caixa 2 do homem que "roubava, mas fazia".

A história é ainda mais surpreendente porque o cofre foi delatado por Gustavo, filho da dona da casa em que se encontrava o tesouro, uma mansão situada em

26/12/2011

Conversas com Scorsese - Richard Schickel


(Editora Casac Naify| 2011 | 520 páginas |74,90 reais)

No livro, Martin Scorsese fala sobre filmes como 'Taxi Driver', 'Touro indomável', 'Os infiltrados' e 'Ilha do medo', sobre narrativa, filmagem e direção, atores, música e montagem. A amizade com o autor Richard Schickel, faz com que surja das conversas reflexões sobre medos, obsessões e fracassos.

Na obra, Scorsese relembra sua infância em Little Italy, a convivência com os pais e com mafiosos; fala sobre seus questionamentos religiosos; mostra a angústia e atribulações que enfrentou na realização de 'Gangues de Nova York' e 'Ilha do medo' e apresenta informações sobre suas produções, confessando o quanto há de autobiográfico em seus filmes.

23/12/2011

A Ciência e Campo Akáshico - Ervin Laszlo


(Editora Cultrix| 2008 | 192 páginas |?? reais)

Místicos e sábios têm sustentado, desde há muito tempo, que existe um campo cósmico que interliga tudo nas raízes da realidade e que conserva e transmite informação, um campo conhecido como registro akáshico.

Ele mantém o registro de tudo o que já aconteceu na Terra e no cosmos e o relaciona a tudo o que ainda irá acontecer. Em 'A Ciência e o Campo Akáshico', o filósofo e cientista Ervin Laszlo transmite ao leitor o elemento essencial desse campo de informação.

A partir do mundo da ciência, ele confirma as intuições mais profundas que se tem a respeito da unicidade da criação numa teoria integral de tudo.

Adoro Problemas - Michael Moore


(Editora Lua de Papel| 2011 | 352 páginas |29,90 reais)

Neste livro, Moore conta episódios de sua infância e juventude antes de ter se tornado documentarista. Ao longo das 24 histórias que ele compartilha, é apresentado ao leitor o que se passou na vida e na cabeça do jovem Moore e os passos que o levaram a se tornar um profissional. As histórias mantêm o mesmo tom de humor e cunho político vistos em seus documentários.

Michael Moore é o autor dos best-sellers mundiais 'Cara, cadê o meu país?' e 'Stupid White Men – Uma nação de idiotas', que já vendeu mais de 100 mil livros no Brasil e recebeu prêmio British Book of the Year em 2003. O Moore cineasta conquistou o Oscar de melhor documentário pelo filme 'Tiros em Columbine' (2002) e foi vencedor da Palma de Ouro em Cannes com 'Fahrenheit 11 de setembro' – o documentário de maior bilheteria de todos os tempos na história do cinema (o segundo da lista é 'Tiros em Columbine').

Dirigiu ainda os (já) clássicos 'Roger & Eu' e 'The Big One', e recebeu o Emmy pelo programa de televisão TV Nation. O autor gosta de acrescentar no seu currículo que já foi escoteiro, seminarista e a primeira pessoa com 18 anos a ser eleita para um cargo público.

22/12/2011

Grande Livro dos Ingredientes - vários autores

(Editora Publifolha|2011|530 páginas|99,90 reais)

Este livro apresenta mais de 2500 fotos de ingredientes de todas as partes do mundo, desde os mais facilmente encontrados até aqueles considerados mais específicos e exóticos. A obra descreve e caracteriza variedades regionais e espécies similares, traz informações para escolher, servir e conservar cada alimento, assim como técnicas de preparo e mais de 200 receitas.

1001 vinhos para beber antes de morrer - Hugh Johnson e Neil Beckett

(Editora Sextante|2011|960 páginas|59,90 reais)

Este livro reúne 1001 resenhas sobre os vinhos produzidos em todas as regiões do mundo, apresentando a história e as curiosidades escondidas por trás dos rótulos. Ilustrada com fotos de garrafas, rótulos e vinhedos, a obra traz indicações, explicações sobre o que faz com que os vinhos sejam especiais, referências de preço e sugestões sobre a época ideal para consumi-los.

21/12/2011

Identidade Roubada - Chevy Stevens


(Editora Arqueiro| 2011 | 256 páginas |26,90 reais)

Era para ser um dia como outro qualquer na vida de Annie O´Sullivan. A corretora de imóveis levanta da cama com três objetivos: vender uma casa, fazer as pazes com a mãe e não se atrasar para o jantar com o namorado.

Naquele domingo, aparecem poucas pessoas interessadas em visitar o imóvel. Quando Annie está prestes a ir embora, uma van estaciona diante da casa e um homem sorridente vem em sua direção. A corretora tem certeza de que será seu dia de sorte. Mas o inferno está apenas começando.

Sequestrada por um psicopata, Annie fica presa durante um ano inteiro em um chalé nas montanhas, onde vive um pesadelo que deixará marcas profundas.

Construído de maneira extremamente original, Identidade Roubada é o relato visceral que Annie faz à sua terapeuta dos 365 dias em que ficou à mercê do homem a quem chamava de Maníaco.

As memórias que vêm à luz ao longo de 26 sessões de análise são intercaladas com a história de sua vida desde que conseguiu escapar do chalé: a luta para superar seus medos e se reencontrar, a investigação policial para descobrir a identidade do sequestrador e a sensação perturbadora

11/12/2011

O Grande Sedutor - Edson Nery da Fonseca

(Editora Cassará|2011|724 páginas|90,00 reais)

Esta é uma obra interpretativa sobre os textos de Gilberto Freyre que oferece uma visão não só sobre o pensamento dele, mas sobre sua vida pessoal também. Nos 135 textos que compõem a coletânea de artigos e ensaios, Nery da Fonseca apresenta a gênese do pensamento de Gilberto Freyre, tentando identificar os intelectuais e artistas, das mais variadas correntes, com os quais Freyre dialogou ao longo da vida e conta casos e detalhes considerados curiosos. Além disso, sintetiza os traços principais, mas também lança novos olhares e assinala aspectos pouco ou nada conhecidos sobre o pensamento do autor de Casa-Grande & Senzala.

O Grande Sedutor  é o resultado de mais de sessenta anos de estudo e pesquisa e oferece uma visão única e íntima não só sobre o pensamento de Freyre, mas sobre sua vida pessoal também. O amigo e autor Edson Nery da Fonseca é um dos pioneiros da biblioteconomia no Brasil, professor emérito da UnB e considerado o maior especialista da obra freyriana, ou gilbertólogo do mundo .

10/12/2011

A Privataria Tucana - Amaury Ribeiro Jr.


(Editora Geração| 2011 | 344 páginas |27,90 reais)

Prepare-se, leitor, porque este, infelizmente, não é um livro qualquer. A "PRIVATARIA TUCANA" nos traz, de maneira chocante e até decepcionante, a dura realidade dos bastidores da política e do empresariado brasileiro, em conluio para roubar dinheiro público. Faz uma denúncia vigorosa do que foi a chamada Era das Privatizações, instaurada pelo governo de Fernando Henrique Cardoso e por seu então Ministro do Planejamento, José Serra. Nomes imprevistos, até agora blindados pela aura da honestidade, surgirão manchados pela imprevista descoberta de seus malfeitos.

Amaury Ribeiro Jr. faz um trabalho investigativo que começa de maneira assustadora, quando leva um tiro ao fazer reportagem sobre o narcotráfico e assassinato de adolescentes, na periferia de Brasília. Depois do trauma sofrido, refugia-se em Minas e começa a investigar uma rede de espionagem estimulada pelo ex-governador paulista José Serra, para desacreditar seu rival no PSDB, o ex-governador mineiro Aécio Neves. Ao puxar o fio da meada, mergulha num novelo de proporções espantosas. 

100 grandes Chefs contemporâneos - Vários autores


(Editora Senac SP| 2010 | 440 páginas |120 reais)

Pesquisa que apresentou os 100 mais importantes chefs contemporâneos, selecionados por 10 mestres reconhecidos - Ferran Adrià, Mario Batali, Shannon Bennett, Alain Ducasse, Fergus Henderson, Yoshiro Murata, Gordon Ramsay, René Redzepi, Alice Waters e Jacky Yu.

De Cingapura a Nova York, de Estocolmo a Londres, de Hong Kong a Paris, os chefs selecionados apresentam receitas consideradas inovadoras e deliciosas, levando a arte culinária às alturas, seja experimentando novos ingredientes e combinações corajosas, seja produzindo pratos tradicionais, simples, com ingredientes frescos, locais.

09/12/2011

Clarice na cabeceira - Clarice Lispector (organizado por José Castello)

(Editora Rocco|2011|272 páginas|35,00 reais)

Considerada pela crítica brasileira e estrangeira como uma das maiores escritoras do século XX, Clarice Lispector criou histórias densas, protagonizadas por personagens que são ao mesmo tempo fortes e repletos de fragilidades. Clarice na cabeceira – Romances reúne não apenas fragmentos dessas obras, mas histórias que revelam a busca, como a autora mesma dizia, pelo que está "atrás de detrás do pensamento".

Seguindo a linha dos sucessos Clarice na cabeceira – Contos e Clarice na cabeceira – Crônicas, em que diferentes personalidades apresentam seus textos favoritos da autora, a nova seleção traz o olhar ao mesmo tempo especializado e sensível do jornalista José Castello, organizador da coletânea, e funciona como porta de entrada para a obra de Clarice, assim como uma oportunidade de tê-la sempre à mão.

O Banquete - Platão

( L&PM Editores|2009|176 páginas|12,00 reais)

Toda a obra filosófica de Platão, que até hoje embasa a filosofia moderna, é baseada em seus célebres diálogos, que reproduzem de forma dinâmica o embate filosófico grego. Neste que é um dos mais importantes textos do autor, Sócrates e alguns amigos se reúnem em casa da Agáton para um jantar. Após a ceia, um dos convivas propõe que todos teçam elogios ao amor, em discursos. É nesse diálogo que se menciona o mito de Andrógino, o ser perfeito que era macho e fêmea ao mesmo tempo. Em virtude de sua ambição desmedida, foi dividido pelos deuses. É por isso que  andamos hoje à procura da metade que nos complete, de modo a voltar a fundir nossa alma em um único ser.
(Editora Nilobook|2011|128 páginas|22,90 reais)

O livro A trajetória de uma mãe especial  revela a emocionante história de Antônia Yamashita, traçada a partir de momentos intensos de alegrias e tristezas, que foram por ela bravamente enfrentados para defender a vida de Lucas, uma criança especial, desenganada por preconceito, falta de informação e descaso social.

O livro de 126 páginas, traz um relato bastante interessante, não apenas pelas informações a respeito do tema, mas também pela oportunidade que oferece de esperança e entusiasmo ao se conhecer a voz do coração de uma mulher corajosa, que revela detalhes nem sempre expostos com naturalidade e emoção por tantos que passam pelas mesmas situações e dificuldades, sentindo-se desamparados, sozinhos, num país que reúne mais de 24 milhões de pessoas com deficiência.

08/12/2011

A Depressão quase me matou - Carlos Palma


(Hugin Editores | 2000 | 90 páginas |?? reais)

"Este livro é dedicado a todos aqueles que neste momento sofrem em silêncio, vítimas das várias disfunções psíquicas mencionadas neste livro". Esta é a dedicatória do segundo livro de Carlos Palma, apresentado na contracapa como "o único ex-doente em Portugal a escrever um livro sobre a sua experiência com esta e outras doenças do foro psíquico”.

Depois de "Agorafobia, Depressão, Pânico, Doença Bipolar - Testemunho de um doente", vem o complemento" feito, como diz o autor, "não só a pensar nas pessoas que sofrem destas disfunções psíquicas, mas principalmente em todos aqueles que mais de perto com elas convivem".

O que distingue este livro de outros sobre a mesma temática é o fato de ter sido escrito pelo próprio protagonista, que chama a si a responsabilidade de transmitir os fatos que permitem o conhecimento e a partilha com todos os que sofrem da mesma doença. Tudo através de uma linguagem simples.

07/12/2011

E foram todos para Paris - Sérgio Augusto


(Editora Casa Da Palavra | 2011 | 90 páginas |32 reais)

Em 'E foram todos para Paris - um guia de viagem nas pegadas de Hemingway, Fitzgerald & cia' o jornalista Sérgio Augusto apresenta ao leitor a cidade-luz dos anos 1920 onde a cultura, a arte, a arquitetura e a liberdade eram o cenário de artistas que moravam na capital francesa, como Ernest Hemingway, Picasso, Zelda e Scott Fitzgerald, Kiki e Josephine Baker.

O livro pretende retratar com nostalgia um passado onde a festa parecia não ter fim. Sérgio levantou endereços, montou mapas e itinerários, e saiu em busca de um tempo perdido, com sua Canon analógica e um caderno de notas.

05/12/2011

Um Dia - David Nichollis


(Editora Intrínseca | 2011 | 416 páginas |24,90)

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes.

Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dexter e Emma levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter.

Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia - 15 de julho.

04/12/2011

On the road (manuscrito original) - Jack Kerouac


(L & PM Editores|2011|464 folhas|19,90)

Em 1947, Jack Kerouac começou a pensar no romance que viria a ser 'On the Road'. Nos três anos seguintes, ele cruzou os Estados Unidos na companhia de Neal Cassady e de outros amigos. Essas viagens se tornaram a experiência formadora de Kerouac e o material bruto que seria utilizado na sua obra. Nesses três anos, o aspirante a escritor encheu diários e cadernos com anotações e esboços nos quais experimentava possíveis protagonistas e situações ficcionais.

Esta versão apresenta o texto do manuscrito original de 1951. Este volume traz também quatro ensaios críticos que abordam o universo do autor. Cunnell retraça a história do manuscrito e sua transformação em texto publicado; Penny Vlagopoulos coloca o romance em seu contexto político e histórico; George Mouratidis discute a busca pela verdade e pela vida presente no romance; e Joshua Kupetz analisa a técnica narrativa de Kerouac.

A Solidão dos Moribundos - Norbert Elias

(Editora Zahar|2001|112 folhas|32,00)

A morte é um tabu enraizado nas sociedades ocidentais avançadas, e lidar com ela — e com os moribundos — representa dificuldades extremas para muitas pessoas. Este contundente ensaio de Elias analisa a morte e o ato de morrer e, mais importante, a reação dos vivos diante dessa realidade. Evitando o jargão filosófico, o autor aponta a grande contradição de nossa época: a morte tornou-se mais asséptica, mas a solidão dos moribundos aumentou.

Os vivos não conseguem demonstrar-lhes afeto justamente quando este se faz mais necessário. Ao buscar entender o sentido da morte — e o sentimento que ela provoca —, Norbert Elias enriquece a discussão dos processos civilizadores e das bases de nossa sociedade.

Travessuras da menina má - Mario Vargas Llosa

(Editora Ponto de Leitura|400 folhas|22,90 reais)

A história começa no Peru, é contada por Ricardo, um menino (até então) que tem poucas ambições na vida e nutre uma paixão por Lily, uma garota muito atrevida, esperta e ambiciosa, que mora no mesmo bairro que ele. Cada capítulo conhecemos um pouco mais de Ricardo, vemos as suas transformações de menino para homem e sua realização profissional: o trabalho como tradutor para a UNESCO e sua residência em Paris. A chilena, a Lily, a guerrilheira, a mulher de homens poderosos vai aparecendo e desaparecendo da vida dele a cada capítulo, transformando a vida monótona de

03/12/2011

A Física da Alma - Amit Goswami


(Editora Aleph | 2008 | 316 páginas |46 reais)

Amit Goswami emprega os fundamentos da física quântica para explicar e provar cientificamente conceitos místicos como imortalidade, reencarnação e pós vida. Por meio de um trabalho cientificamente fundamentado e, ao mesmo tempo, de leitura compreensível, o pesquisador indiano promete revolucionar os principais conceitos da medicina, da física e da filosofia. Ao reunir ciência, espiritualidade e consciência, mostra-nos como esses elementos são não apenas compatíveis, mas fornecem o suporte essencial um ao outro.

Amit Goswami, importante físico da atualidade, é conferencista, pesquisador e professor titular no Instituto de Ciências Teoréticas da Universidade de Oregon, é Ph.D. em física nuclear. Nascido na Índia, filho de um guru hinduísta, Goswami alia em seu trabalho o conhecimento das tradições místicas com seu

29/11/2011

Do Que Riem as Pessoas Inteligentes? Uma Pequena Filosofia do Humor - M.Geier

(Editora Record|2011|304 folhas|42,90 reais)

Nesta obra, o autor trata do humor como é visto e discutido pelos filósofos ao longo da história. Busca traçar a trajetória do riso na sociedade ocidental, a fim de esclarecer do que riam os filósofos célebres.

Imaginem se as obras de Platão não tivessem sido preservadas inteiramente e , em seu lugar , chegassem até nós apenas fragmentos de textos ou compilações de segunda mão, como ocorreu ao filósofo Demócrito.
Difícil saber se toda a história da filosofia ocidental seria, então, muito diferente. O fato é que possivelmente resultaria um pouco mais divertida e o riso seria muito mais do que um mero acessório na longa trajetória da cultura ocidental em busca da verdade. Este é o principal argumento do autor, linguista tcheco, que narra como o riso foi expurgado ou exorcizado pelos filósofos notáveis.

Minha Guerra Alheia - Marina Colasanti

(Editora Record|2010|288 folhas|40 reais)

Marina Colansanti  era a “guru” na minha adolescência. Os seus artigos na Revista Nova sobre a mulher, independência, liberdade sexual, foram marcantes .

Este livro contra a trajetória de Marina Colasanti, que começou em 1936 quando as tropas italianas tomaram Addis Abeda, capital da Etiópia. Ex-ator, com gosto pela guerra, Manfredo Colasanti mudou-se com a família para a cidade de Asmara, onde nasceria Marina em 1937. A menina observadora, que mais tarde se tornaria uma escritora da literatura brasileira, guardou na memória as imagens, os cheiros, os sabores e as cores da África - não só de Asmara.

Repressão e Resistência:Censura a Livros na Ditadura Militar - Sandra Reimão

(Edusp/Fapesp|2011|184 folhas|78,00 reais)

Entre 1970 e 1988, durante a última ditadura militar no Brasil, mais de 140 livros nacionais chegaram a sofrer censura prévia. A partir do estudo dos atos censórios do Departamento de Censura e Diversões Públicas (DCDP), uma pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) sistematizou pela primeira vez uma listagem das obras de ficção censuradas, além de identificar e analisar, a partir de alguns casos particulares, os mecanismos de censura utilizados.

Os resultados do estudo estão sintetizados no livro Repressão e resistência: Censura a livros na ditadura militar, de Sandra Reimão, professora da Escola de Artes e Ciências Humanas (EACH) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. O livro, que teve apoio da Fapesp na modalidade Auxílio à Pesquisa – Publicações, será lançado no dia 7 de dezembro, às 18h30, na Livraria Martins Fontes, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Caminhar para si - Marie-Christine Josso


(Editora Edipucrs| 2010 | 340 folhas | 40 reais)

Mediante a metodologia do livro, a interpretação das experiências de uma vida pode abrir o caminho para uma reflexão sobre a formação.

Segundo a obra, a narrativa de vida serve de fundamento ao processo de pensamento, de formação e de projeto de inserção social.

Momento presente entre a exploração dos recursos e falhas herdadas do passado e a projeção de si nos possíveis, o procedimento de narrativa de vida em formação pretende dar ao seu autor uma responsabilidade e uma implicação em sua formação e, assim, autorizá-lo a instituir-se como sujeito no devir de sua comunidade.

Virginia Woolf: a medida da vida - Herbert Marder


(Editora Cosac Naify | 2011 | 584 folhas | 61,60 reais)

Guiado pelos escritos deixados por Virginia Woolf (principalmente seus diários e cartas), Herbert Marder compôs uma biografia da autora em dezoito capítulos.

O livro concentra-se nos últimos dez anos de vida de Virginia Woolf, até seu suicídio, em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial. Apesar de fundamentada numa pesquisa histórica e documental, a narrativa de Herbert Marder busca ser clara e fluente.

A obra destaca a participação da escritora nos acontecimentos políticos da época, sua revolta contra a discriminação das mulheres e a interação com os amigos que formavam o

26/11/2011

Os Infinitos - John Banville


(Editora Nova Franteira | 2011 | 276 páginas | 32,90 reais)

O renomado matemático Adam Godley está no leito de morte cercado por sua família - o filho Adam, que luta para manter seu casamento com uma bela atriz, a esquisita filha Petra de dezenove anos de idade, a esposa Ursula, cujas relações com os filhos é considerada no mínimo tensa e o jovem namorado de Petra, mais interessado no pai do que na filha durante a visita.

Em torno deles pairam deuses maliciosos e irônicos, entre os quais Zeus, que tomou a forma de um velho e indesejável conhecido, e o onisciente narrador Hermes. Enquanto o velho Adam deixa para trás seus dias no plano terreno, esses seres sobrenaturais começam a causar confusão com consequências por vezes inesperadas.

Rosto no Escuro - Flávio Chaves


(Editora Livro Rápido | 2011 | 203 páginas | 30 reais)

Seria possível uma poesia atemporal? Seria possível fazer uma boa poesia com os símbolos cânones e valores de outra época que não a vida pelo poeta?

Ao ler os poemas de Flávio Chaves algum crítico poderia formular essas perguntas que não podem ser respondidas com sim ou não. Talvez o crítico lembrasse o fenômeno José Albano (tão admirado por Manuel Bandeira) que escrevia versos clássicos como se viesse antes de seu tempo, ou de Souzandrade, de período romântico, que escrevia poemas adiante do seu tempo.

Flávio Chaves é pernambucano de Carpina, filho de José Gomes Chaves Júnior e Maria de Lourdes Chaves Gomes, nasceu a 17 de outubro

22/11/2011

Ahmnat: Os Amores da Morte - Julien de Lucca


(Editora Gutenberg | 2011 | 368 folhas | 35,90 reais)

Ahmnat é uma garota egípcia que, depois de uma vida cheia de turbulências, tristezas e mágoas, assume - de forma extraordinária - a função de Morte e passa a viver entre este mundo e o além-vida. Mas ela não está sozinha. 

Logo conhecerá Destino, responsável por escrever as vidas mortais, que se surpreende ao vê-la no lugar de poderosa entidade. Destino propõe, então, um sádico jogo a Ahmnat - criará dez vidas mortais, humanos bem especiais, e tentará fazê-la se apaixonar por eles.

Se Ahmnat se apaixonar por qualquer um deles, ela volta para a Terra como mortal novamente, dando a oportunidade de

Piaf: uma vida - Carolyn Burke


(Editora Leya Brasil | 2011 | 392 folhas | 37,90 reais)

Criada entre um bordel, em uma caravana circense e em um bairro da classe trabalhadora parisiense, a cantora Edith Piaf começou a cantar nas ruas, onde foi descoberta pelo dono de um cabaré da Champs-Elysées.

'Piaf - uma vida' examina sua escalada à fama, seus casos amorosos e sua luta contra as drogas, o álcool e a doença, enquanto explora outras fontes para trazer informações sobre outros aspectos de sua vida, como os fatos de ter sido estudante de poesia e de filosofia e ter auxiliado a Resistência durante a Segunda Guerra Mundial.

21/11/2011

Os homens que não amavam as mulheres - Stieg Larsson

(Editora Companhia das letras|2010|528 folhas|31,50 reais)

O que torna um best-seller melhor do que os outros? Em primeiro lugar, a falta de um esqueleto muito evidente, em que as pontas estão amarradas demais, com nós de manual. Em segundo, personagens com mais de duas dimensões. E, por fim, a ausência de clichês e/ou modismos (como vampiros românticos ou enigmas históricos/religiosos).

"Os Homens que Não Amavam as Mulheres", do jornalista sueco Stieg Larsson, preenche bem esses requisitos. Magnético da primeira à última página, o ágil calhamaço vendeu milhões mundo afora, nas mais diversas traduções, e já está escalado para o cinema.

O sucesso é mais do que merecido. Fazia tempo que um best-seller não agradava igualmente público e crítica. A história tem elementos autobiográficos. Tal como o comunista Larsson, que foi editor da "Expo", uma revista cujo alvo era a execrável e racista ultra-direita européia, Mikael Blomqvist, personagem

Jornal Movimento - Carlos Azevedo,Marina Amaral e Natalia Viana

(Editora Manifesto|2011|336  folhas e um DVD|59,00 reais)

Além de resgatar a história dos seis anos e meio do jornal, que circulou até 1981, o livro traz documentos inéditos descobertos por uma equipe de pesquisadores. A edição ainda traz um DVD contendo os arquivos de todas as 334 edições publicadas, além de cadernos especiais, somando ao total mais de 8.600 páginas.

Periódico da oposição democrática, o Jornal Movimento contou com o apoio de 500 acionistas, entre jornalistas, intelectuais,

20/11/2011

O chamado do Monstro - Patrick Ness


(Editora Ática | 2011 | 224 folhas | 35,90 reais)

A escuridão, o vento, os gritos. Os olhos estatelados, a respiração entrecortada. É o pesadelo de novo, como em quase todas as noites depois que a mãe de Conor ficou doente. A escuridão, o vento, os gritos - e o despertar no mesmo ponto, antes de chegar ao fim. Tudo é tão aterrorizante que Conor não se mostra nem um pouco assombrado quando uma árvore próxima à sua casa - um imponente teixo - transforma-se em um monstro.

Além disso, ele precisa lidar com coisas mais urgentes e graves - o reinício dos tratamentos contra o câncer aos quais sua mãe terá que se submeter, a vinda da avó para 'ajudá-los', a permanente ausência do pai desde que ele foi morar com a nova família e a pesada perseguição na escola, da qual é vítima quase todos os dias. Tudo muito mais perturbador do que uma criatura feita de folhas e galhos.

Só que o monstro sabe que Conor esconde

19/11/2011

O Tempo e o Cão -a atualidade das depressões - Maria Rita Kehl

(Editora Boitempo Editorial|2011|304 folhas|39,00 reais)

"Há uma dívida generalizada do sujeito contemporâneo de nunca estar tão em sintonia com essa euforia que lhe é exigida"

Apesar de atender no consultório há 25 anos, faz apenas 6 que a psicanalista paulista Maria Rita Kehl começou a tratar casos de pacientes que se declaram deprimidos. Coincidentemente ou não, desde que passou a admiti-los, notou um crescimento da demanda por esse tipo de tratamento. Somados a essa experiência pessoal estão os dados. Na França, da década de 70 para a década de 80, o número de depressivos aumentou 50%. No Brasil, nos primeiros anos do século XXI, 17 milhões de pessoas foram diagnosticadas como depressivas.

18/11/2011

A Arte do Rock - Paul Grushkin

(Editora IBEP Nacional|2011|256 folhas|98,00)

O leitor poderá acompanhar, nesta obra, a viagem do historiador de rock Paul Grushkin pela coleção do diretor teatral Rob Roth, reunida por mais de 40 anos. As imagens de cartazes publicitários, capas de discos, crachás e outros itens de 'merchandising' do mundo do rock, catalogadas nas páginas deste livro, procuram despertar lembranças dos shows de rock dos anos 70, 80 e 90. Esta também é uma apresentação de algumas das produções artísticas que definiram a identidade visual de grupos e artistas musicais - Pink Floyd, Rolling Stones, Led Zeppelin, Queen, Elton John, The Who, David Bowie e Alice Cooper.

Em Algum Lugar do Paraíso - Luís Fernando Veríssimo

(Editora Objetiva|2011|184 folhas|36,90 reais)

Neste novo livro do mestre da narrativa curta brasileira, o leitor irá se deparar com situações inusitadas e questionamentos atemporais que permeiam a experiência humana.

Nas 41 crônicas selecionadas entre 350 para Em algum lugar do paraíso, todas inéditas em livro e escritas ao longo dos últimos cinco anos, Luís Fernando Veríssimo fala sobre a vida, a morte, o tempo, o amor, sempre com um ar nostálgico e repleto de reflexões acerca das escolhas feitas ao longo da existência.

A crônica que abre o livro traz Adão vivendo no eterno presente do

É tudo tão simples - Danuza Leão

(Editora Agir|2011|128 folhas|34,90 reais)

Na obra, a autora fala sobre etiqueta pós-internet, romance pós-celular e outras pós-modernidades. Com dicas para as classes emergentes sobre o que levar na primeira viagem de avião, para o filho que quer contar para a família que é gay e para as mães que estão vivendo sua segunda juventude depois dos 40, Danuza aposta num mundo sem ostentação e regras rígidas de etiqueta, em que, segundo ela, o chique é ser simples e de bem com a vida.

Eis alguns trechos do livro:

... Em um encontro, as extremidades devem estar sempre impecáveis; por extremidades, compreendem-se pés, mãos, cabeça - por fora e, se possível, por dentro...

Bipolar-Memórias dos extremos de Terri Cheney

(Editora Larousse|208 folhas|44,70 reais)

Nesta angustiante, mas esperançosa, autobiografia a autora revela as manifestações e os efeitos causados por essa devastadora doença sobre si própria e sobre aqueles que a cercavam, enquanto se debatia nas profundezas da depressão e nos picos temerários da mania. Desde as múltiplas tentativas de suicídio, noites na cadeia e exploração sexual, passando por amizades rompidas e pelo tratamento de eletrochoque, Bipolar é o retrato de uma vida vivida em extremos, uma inesquecível viagem numa montanha-russa.

Terry nos diz: “ Se você embarcar comigo nesta jornada, uma advertência é necessária: o transtorno bipolar, ou depressão bipolar, ou depressão maníaca não é uma viagem segura. Ele não parte do ponto A ao ponto B de um modo usual e gentil. É uma viagem caótica, imprevisível. Nunca se sabe qual será  a próxima etapa...”

16/11/2011

O Caso Laura - André Vianco


(Editora Rocco | 2011 | 272 folhas | 32,50 reais)

'O Caso Laura' conta a história de um detetive particular contratado para investigar os encontros que Laura mantém com um homem misterioso.

Inicialmente, as gravações das conversas da protagonista com o estranho não revelam nada de espetacular; mas quando o investigador passa a seguir o enigmático sujeito, revelações conduzem a narrativa para o desfecho.

Sobre o autor: André Vianco explora o gênero sobrenatural (vampiros, anjos e batalhas entre o bem e o mal), começou a escrever na adolescência, lançando seu primeiro livro, Os sete, aos 25 anos.

15/11/2011

O Homem que Calculava - Malba Tahan

(Editora Record|304 folhas|34,90 reais)

Malba Tahan foi o homenageado da Fliporto Criança. E através do Jornal Nativo de Porto de Galinhas, fiquei sabendo que ele nunca existiu. Era um pseudônimo e quem assinava as suas obras era  o genial professor, educador, pedagogo, escritor e conferencista brasileiro Júlio César de Mello e Souza. Um dos livros mais conhecido  é o “ O homem que calculava” lidopor diversas gerações.  Histórias curiosas a respeito desse escritor li nesse jornal editado por Roberto Pires que transcrevo abaixo.

Júlio Cesar de Mello e Souza celebrizou-se como Malba Tahan. Foi um caso raro de professor que ficou quase tão famoso quanto um craque de futebol. Em classe lembrava um ator empenhado em cativar a plateia. Escolheu a mais difícil das disciplinas, a Matemática.  Criou uma didática própria e divertida, até hoje viva e respeitada.

Exímio contador de histórias, o escritor Malba Tahan nasceu em 1885 na aldeia de Muzalit, Península Arábica, perto  da cidade de Meca,um dos lugares santos da religião muçulmana, o islamismo. A convite do

Fotos Fliporto 2011 - I



Fliporto 2011 acaba hoje. Foram 5 dias de cultura, educação, debates, filmes, ecologia, música, novidades digitais, entre outras.
Na minha opinião, a escritora árabe libanesa Joumana Hadad, que lançou seu livro "Eu matei Sherazade - confissões de uma árabe enfurecida"*, livro que descreve sua trajetória como mulher árabe que não cedeu às pressões machistas, culturais, sociais e religiosas, foi o destaque da feira, servindo de inspiração para muitas outras mulheres oprimidas pelo mundo.
Veja a primeira postagem com fotos da Fliporto 2011, realizada em Olinda-PE, na Praça do Carmo.

* leia sinopse neste blog

Joumana Hadad foi o destaque da Fliporto: aplaudida 
de pé (na foto, com Sílio Boccanera)

 Pavilhão principal

 Joseane Duque com Geneton Moraes Neto

 Espaço Sebo

 Fotografia lambe-lambe com o argentino Daniel

 Joseane com Sílio Boccanera

 Geneton Moraes Neto e Carlos Bayma

 Livraria na Fliporto

Exposição de Fotografias

13/11/2011

Liberdade Crônica - Maria Paula


(Faces Editora | 2011 | 123 folhas | 29,90 reais)

Sumário - Maria Paula por Maria Paula; Prefácio; Atitude Maria Paula; Liberte a sua emoção; Infância roubada; Paternidade e limites; Educando com amor; Pérolas aos porcos; Com o predador no cangote!; Crime e loucura; O furo da notícia; Reciclando tudo; Mãe compra; Peruas de oncinha; Diga-me com quem andas; Civilize seus trogloditas; A verdade liberta; Bussunda, nossa grande estrela; Surfando na blogstera; O Aleph; O país da construção em ruínas; Atitude Afeto - No túnel do tempo; O som e o sonho de cada um; Honrando os que já se foram; Ritual já! O melhor da vida; Mimetismos; A roda dos inocentes; O maior amor do mundo!!!; Mulheres Extraordinárias; Colinho de mãe; Os sons da alma; Uma boa noite de sonho; Tarja Preta; A lição da impermanência; Os novos papéis nas velhas famílias...; Mulher Atitude - IPL; Armadilhas do feminismo; Mamãe leoa; Espelho, espelho meu...; Musas do verão; A fagueira das vaidades; Mães e filhas da mesma geração; As mulheres e a história; Labirintos da imagem; Poder feminino massacrado; O melhor de ser mãe são os filhos; O mamasutra; Mulher desdobrável; Não se preocupe, seja feliz; Agradecimentos.