06/10/2011

Pedagogia da Ternura - Luiz Schettini Filho


(Editora Vozes | 2010 | 112 páginas | R$ 10,00)

O autor mostra que, apesar de as mudanças metodológicas serem uma exigência das necessidades individuais, há uma conduta que permanece: a ternura pedagógica.

Por isso, ele desenvolve um conceito de ternura, aplicado à prática pedagógica, como um instrumento de valorização da pessoa, tendo em vista a singularidade de cada indivíduo.

Sem se ater a um referencial apenas teórico, Luiz Schettini Filho dá ênfase ao argumento da exemplificação sem seguir unicamente o percurso da simples explicação.

Com isso o texto assume um caráter prático e, ao mesmo tempo, reflexivo. 


Luiz Schettini Filho nasceu em Garanhuns, Pernambuco, teve sua formação escolar e acadêmica no Rio de Janeiro, onde se graduou em Teologia e iniciou seus estudos em Psicologia, concluindo-os na cidade de Recife. Na capital pernambucana, graduou-se, também, em Filosofia. Desenvolve sua atividade profissional nos últimos 35 anos, em Psicologia Clínica, especialmente na área de psicoterapia de crianças e adolescentes. Nesse período, paralelamente, tem-se dedicado ao ensino da psicologia em várias universidades e faculdades do estado de Pernambuco, atuando nas áreas de Psicologia Geral, Psicologia da Aprendizagem e Psicologia do Desenvolvimento. De 1976 a 1998 lecionou no Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Em Psicologia Clínica, dedica-se, também, ao acompanhamento psicoterápico de pais e filhos adotivos, desenvolvendo estudos e pesquisas sobre a psicologia da criança adotada, que têm resultado em vários livros já editados. O seu trabalho também se desenvolve através de palestras, conferências e cursos ministrados no país e no exterior. vários livros já editados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: