(Editora Vozes | 2010
| 112 páginas | R$ 10,00)
O autor mostra que, apesar de as mudanças metodológicas
serem uma exigência das necessidades individuais, há uma conduta que permanece:
a ternura pedagógica.
Por isso, ele desenvolve um conceito de ternura,
aplicado à prática pedagógica, como um instrumento de valorização da pessoa,
tendo em vista a singularidade de cada indivíduo.
Sem se ater a um referencial apenas teórico, Luiz Schettini
Filho dá ênfase ao argumento da exemplificação sem seguir unicamente
o percurso da simples explicação.
Com isso o texto assume um caráter prático e, ao mesmo
tempo, reflexivo.
Luiz Schettini Filho nasceu em Garanhuns, Pernambuco,
teve sua formação escolar e acadêmica no Rio de Janeiro, onde se graduou em Teologia e
iniciou seus estudos em Psicologia, concluindo-os na cidade de Recife. Na
capital pernambucana, graduou-se, também, em Filosofia. Desenvolve
sua atividade profissional nos últimos 35 anos, em Psicologia Clínica,
especialmente na área de psicoterapia de crianças e adolescentes. Nesse
período, paralelamente, tem-se dedicado ao ensino da psicologia em várias
universidades e faculdades do estado de Pernambuco, atuando nas áreas de
Psicologia Geral, Psicologia da Aprendizagem e Psicologia do Desenvolvimento.
De 1976 a 1998 lecionou no Departamento de Educação da Universidade
Federal Rural de Pernambuco. Em Psicologia Clínica, dedica-se, também, ao
acompanhamento psicoterápico de pais e filhos adotivos, desenvolvendo estudos e
pesquisas sobre a psicologia da criança adotada, que têm resultado em vários livros já editados.
O seu trabalho também se desenvolve através de palestras, conferências e cursos
ministrados no país e no exterior. vários livros já editados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário: