10/10/2011

Sobre o Tempo - Andréa Bomfim Perdigão

( Pulso Editorial, 288 folhas, 46,00 reais)

Pense no livro gostoso de ler. E me fez pensar sobre como lidamos com o tempo. Não somente aquele tempo cronometrado mas o interno, aquele que nos instiga a questionar  como e para onde estamos indo. Muitas vezes temos a sensação que estamos antecipando o futuro, isso porque estamos vivendo um tempo que não é o presente. E o que temos somente é o presente.  Os textos, frutos de entrevistas com diversas personalidades, conhecidas ou não, nos levam a refletir sobre esse tema.  Uma delícia de leitura.

Ariano Suassuna (dramaturgo), Cleyde Yáconis (atriz), Wagner Moura (ator/músico), Marcelo Tas (jornalista e comunicador), Tom Zé (compositor/cantor), Domingos de Oliveira (dramaturgo), Andrucha Waddington (cineasta) e Vik Muniz (artista plástico) são algumas das 21 celebridades entrevistadas pela escritora Andréa Bomfim Perdigão, que ouviu destas pessoas de profissões diferentes, o significado e relação do Tempo no cotidiano e na composição da própria vida.

O que tem acontecido com o nosso tempo? Por que não temos mais tempo para nada? O que a enorme oferta de estímulos a que estamos submetidos está fazendo com as nossas escolhas? E mais: será que a alta velocidade que a tecnologia tem trazido à nossa vida cotidiana está nos fazendo desaprender a esperar?

Através de uma sequência de entrevistas, Andréa Bomfim Perdigão investiga quais são os maiores desafios que enfrentamos, em nossa contemporaneidade, em relação ao tempo. Não apenas o tempo do relógio, mas também o tempo da criação, da cura, do luto, da intimidade. Sabemos, afinal, lidar com o tempo que as coisas levam, sobre o qual nem sempre podemos interferir?

Através das conversas expostas no livro Sobre o Tempo, Andréa também convida o leitor para uma reflexão que julga urgente: qual o real valor do presente, do passado e do futuro, e como reintregar o tempo de ser e de estar, à era do fazer e do ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: