20/10/2011

Alucinações Musicais - Oliver Sacks


[ Editora Companhia das Letras | 2007 | Tradução de Laura Motta | 368 páginas | R$ 28,00 ]

Neste livro, Sacks oferece histórias musicais envolvendo pessoas comuns ou portadoras de distúrbios neuroperceptivos. O que se passa com o cérebro humano ao fazer ou ouvir música? Onde exatamente reside o poder, muitas vezes indomável, que a música exerce sobre nós?

Essas são algumas das questões que Oliver Sacks explora nesta coletânea de casos, mostrando, por exemplo, como a música pode induzir a estados emocionais que de outra maneira seriam ignorados pela mente, ou ainda evocar memórias supostamente perdidas nos meandros do cérebro.

O estudo de casos de pessoas com distúrbios neurológicos ou perceptivos ligados à música reitera a crença de Sacks em uma medicina que humaniza o
paciente e tenta, junto com a abordagem clínica, integrar as dimensões psicológica, moral e espiritual tanto das afecções quanto de seu tratamento.

Oliver Sacks nasceu em Londres, em 1933. Mora em Nova York, onde é professor de neurologia clínica do Albert Einstein College of Medicine. Seu livro "Tempo de despertar" inspirou o filme homônimo com Robert De Niro e Robin Williams. Entre seus livros publicados, estão: "Um antropólogo em Marte"; "Com uma perna só"; "Enxaqueca"; "O homem que confundiu sua mulher com um chapéu"; "A ilha dos daltônicos"; "Tio Tungstênio"; "Vendo vozes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: