05/10/2011

Cartas a um jovem terapeuta - Contardo Calligaris

( Editora Alegro, 2007,176 folhas, 39,90 reais)

 Estou lendo este livro no momento e apesar do título sugerir ele ser  direcionado para  um público específico, no caso psicoterapeutas, ele traz reflexões sobre a natureza humana , seus limites, suas dúvidas e sofrimentos quando se refere aos tipos de pacientes e da conduta do terapeuta. Muito interessante.

O livro apresenta uma série de cartas escritas pelo psicanalista Contardo Calligaris a um jovem que esteja iniciando e profissionais já atuantes ou interessados pela área da psicoterapia. Por meio de perguntas e respostas, Calligaris compartilha seu conhecimento, discute e destrincha a profissão de terapeuta, dando as informações necessárias a todos os interessados nessa área.

Contardo levanta questões como as características necessárias para ser um bom psicoterapeuta, discute  situações em que paciente se apaixona
pelo terapeuta, traça reflexões sobre o começo da carreira, diferenças entre psicoterapia e psicanálise, a problemática de se conseguir mais pacientes, dentre várias outras questões.

Ele  expõe problemas, dificuldades, dilemas e sofrimentos, devaneios, alegrias e satisfações da profissão. Ele levanta perguntas sem propor respostas fechadas ou definitivas, mas se questiona junto ao leitor esboçando as possíveis soluções a partir da sua história e de sua experiência. O percurso é também um ocasião para refletir  sobre nossos jeitos de ser e de viver.

Sobre o autor:
Doutor em psicologia, o psicanalista e ensaísta Contardo Calligaris nasceu na Itália e formou-se na França, onde viveu quase 20 anos. Casado com uma brasileira, tem três filhos e se radicou no Brasil no fim da década de 1980. Desde 1995, vive entre os Estados Unidos – onde também ensinou na New School for Social Research, em  Nova York, e na Universidade de Berkeley – São Paulo, onde atende e é colunista da Folha de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: