14/10/2011

A guerra do fim do mundo - Mario Vargas Llosa

(Editora Alfaguara Brasil, 2008, 608 folhas, 72,90 reais)

 Em 1977, Mario Vargas Llosa começou a escrever um romance que seguia um caminho diferente - em vez de usar suas memórias para compor uma história de forte veia cômica, ele decidiu recontar a dramática Guerra de Canudos, impressionado pela leitura, alguns anos antes, de 'Os Sertões', de Euclides da Cunha.

Em 1980, após exaustivas pesquisas em arquivos históricos e viagens pelo sertão da Bahia, ele terminava 'A guerra do fim do mundo'. Nele, o escritor peruano constrói uma saga que engloba tudo - honra e vingança, poder e paixão, fé e loucura. O autor dá uma nova dimensão à história de Antônio Conselheiro, em que personagens de carne e osso, alguns reais, outros imaginados, empreendem uma saga sem paralelos na história do país.
Construção textual precisa e belíssima, como uma peça de teatro shakespeariana. Segura na complexidade de retratar as ações bélicas dos dois lados, nítida na riqueza de detalhes sobre a vida do sertão brasileiro, que continua igual até hoje, com poucos modificações, bem como sobre a política dos "coronéis", torna este livro uma importante ferramenta de estudo da História, mesmo sem a pretensão de sê-la.

A guerra do fim do mundo é um apaixonante retrato de um momento terrível em nossa história, uma soberba reconstrução histórica, culminante na trajetória literária de Mario Vargas Llosa. Parábola moral e política sobre a condição humana, um livro fundamental da história literária do século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: