19/10/2011

Memórias de um Sacanólogo - Liêdo Maranhão


(Editora Coqueiro| 2011 | 163 páginas | R$ 30,00)

“Há quem interprete as pesquisas de Liêdo Maranhão, sobre cultura popular, como uma obsessão no caminho do pornográfico. No entanto, Liêdo é um homem muito puro. O sexo para ele é manifestação de alegria da infância brasileira. Em lugar de proibido em conversas de boa educação, ele deveria ser divulgado para menores de todas as idades, de todas as escolas do Brasil.

O registro que ele faz da fala do povo, a fala crua, sem literatice, mas que guarda história, o flagrante que ele dá no povo quando fala de sexo, que dá nomes rejeitados pela formação hipócrita como chulos, com uma verdade que nos faz rir, lembram o popular como uma criança crescida.

Liêdo é desse povo cheio das maiores grandezas - e baixezas também. Isso quer dizer: Liêdo é nosso. Nosso como as frutas nordestinas, como as
bonecas de pano, que muitos chamam de bruxas. Ele é nosso como os brinquedos de artesãos pobres, os piões, os badoques, os carrinhos de flandres e de madeira. Ele é como os repentes criativos dos homens que fazem a nossa família, grande, imensa, do nosso misturado sangue.”


Urariano Mota, escritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: