19/10/2011

Por que erramos? - Kathryn Schulz


[ Editora Larrouse do Brasil | Tradução: Maria Albertina | 2011 | 368 páginas | R$ 54,90 ]

Errar é natural, acertar é raro. Apesar disso, tratamos nossas escorregadas como exceções, diz Kathryn Schulz, autora de “Por que Erramos?”, publicado neste ano aqui no Brasil e um dos melhores livros de 2010, segundo a revista “Publishers Weekly”.

Por meio de sua obra, a autora procura explorar por que as pessoas acham tão gratificante estarem certas e tão angustiante estarem erradas, e como essa atitude em relação ao erro pode desgastar os relacionamentos e piorar a qualidade de vida de muita gente.

Schulz mostra que humano, mesmo, é não assumir o erro – gesto mais nefasto do que o erro em si. “Pagamos um preço alto pela inabilidade em lidar com as falhas.”


A maioria dos erros não é catastrófica, não afeta de maneira grave as relações. Errar um caminho, uma estrada certa, por exemplo, pode ser irritante, mas pior é alguém ficar insistindo que está certo para não admitir o erro. Começa uma briga ridícula por competição. O que acaba com uma relação é a insistência de um em provar que está certo, não o erro em si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: